O QG acertou: Tema de Redação da UERJ 2018

No último domingo, 04 de dezembro, aconteceu o Exame Discursivo, incluindo o desenvolvimento de uma redação da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). O Exame Discursivo faz parte da 2ª e última fase do vestibular que selecionará alunos para a graduação no primeiro período de 2018.

Esse ano a Universidade está passando por uma crise devido à falta de investimentos do Estado e por isso, a própria banca desenvolvedora do vestibular fez uma mudança: a prova de redação da UERJ foi baseada em uma obra de Machado de Assis, o Dom Casmurro. Essa análise literária poderia ser exigida na prova de Português Instrumental, que esse ano foi retirada do vestibular. Devido à mudança, a prova de redação passou a valer 20 pontos ao invés de 10 pontos.

Os temas da UERJ, diferentes do ENEM, costumam ser agregados à subjetividade.

O tema da redação foi:

A verdade pode ser estabelecida com base em uma única perspectiva?

O professor de Redação do QG do ENEM, Raphael Torres, apresentou uma discussão sobre esse tema na aula de preparação para o Exame Discursivo que rolou no dia 30 de novembro.

A discussão foi a partir do conceito de verdade e realidade. O professor apresentou referências de Michel Foucault e a ideia de linguagem além do poder relacionado à visão de discurso. Platão e Aristóteles e a contraposição entre verossimilhança e verdade também foram citados por Torres. Além da aplicação na contemporaneidade de agentes sociais e projeção social. O professor ainda se referiu à reação dos sujeitos perante à verdade e realidade, que poderiam ser discutidas pelos candidatos durante o texto.

O professor ainda adicionou em sua conta no Instagram um modelo de redação de acordo com o tema que poderia ser abordado.

Ainda não conhece o professor Raphael Torres? Ele está presente no curso Preparatório para o ENEM e Vestibulares ILIMITADO nos cursos COMPLETO ENEM 2018 e Redação na Prática 2018!

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp