O estudo das escalas geográficas

escalas geográficas

O estudo das escalas geográficas é uma união entre a geografia e a matemática, que volta e meia se encontra presente nos principais exames ao redor do país. Podendo ser dividida em dois tipos, numérica e gráfica, o uso da escala é sempre presente nos mais distintos mapas, sendo o principal fator para o detalhamento desse objeto cartográfico.

A escala é a proporção entre a superfície e a sua representação, ou seja, é a proporção entre as dimensões reais e a que está representada em um mapa. O uso das escalas é de grande importância aos cartógrafos, pois assim, eles podem definir o grau de detalhamento em um mapa. Por vezes, temos mapas situados em certos pontos da cidade em que existe um detalhamento das ruas e pontos de referencia ao redor, em contrapartida, os mapas múndi não tem o detalhamento de áreas municipais, isso acontece devido a escala de um mapa; os mapas mais detalhados, como o primeiro, tem uma escala menor, enquanto os que tem menos detalhamento tem uma escala maior.

escalas geográficas

Das formas de representação das escalas geográficas, temos a escala numérica, que representada da seguinte fração: 1:100.000 (leia-se, um para cem mil); enquanto na escala gráfica, a distância entre as linhas indicam a distância real no mapa, como na imagem abaixo

Além disso, existe também a fórmula da escala, que consiste na divisão entre a área representada e a área real:

e = d/D
onde, e = escala numérica
d = área representada
D = área real

Nesse caso, podemos usar a formula para calcular a distância entre dois pontos em um mapa.

Esse tipo de questão já apareceu no Enem de 2011, onde na questão havia a distância real de 2000km e a distância no mapa que marcava 8cm.

Primeiro é necessário converter de km para cm, transformando 2000km em 200.10^6.
Em seguida, aplicamos a fórmula acima, onde:

e = 8/200.10^6 = 1/25.10^6 ou seja, escala vai ser de 1:25.000.000.

O entendimento das escalas geográficas é fundamental para fazer qualquer exame, visto que é um conteúdo de simples entendimento e que pode tanto aparecer em uma prova de matemática, mas também como de geografia.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Enem do QG do Enem, onde focamos em praticar e dominar o conteúdo do Enem, com correção de redação e resumão sobre os assuntos. Clique aqui para saber mais!

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp