O estudo da gravidade e o martelo de Thor

Thor e a Gravidade

Thor é o deus dos trovões da mitologia nórdica, caracterizado por um homem grande com um senso de batalha aflorado. O filho de Odin empunha um martelo chamado Mjolnir criado pelos irmãos anões Sindri e Brok. Apesar de ser pequeno, o martelo divino é extremamente pesado, dessa forma, somete Thor conseguiria empunhá-lo, tornando o filho de Odin em um simbolo de força entre os homens.

Thor e a Gravidade

O deus dos trovões já teve várias representações na mídia, contudo, suas aparições mais famosas foram nos quadrinhos da Marvel, onde Thor pôde fazer parte de um dos maiores grupos de hérois: Os Vingadores. Uma curiosidade em seus quadrinhos é que sempre há alguém querendo empunhar o Mjolnir, acreditando que o martelo lhe concederá forças divinas como as de Thor, mas nunca conseguem sequer tirar o martelo do repouso.

Para tentar entender um pouco do Mjolnir, vamos dar uma recapitulada em gravidade.
A gravidade é conhecida como uma das quatro grandes forças da natureza, consistindo na força de atração que existe com todas as partículas com massa no universo, sendo capaz de “prender” objetos na superfície de um planeta. A percepção da gravidade foi notada por Isaac Newton, em sua famosa historia na qual o físico observara uma maçã caindo de uma árvore, concluindo assim, que todos os corpos são atraídos para a superfície da Terra.

Nos quadrinhos e filmes, Thor consegue voar e fazer com que o martelo retorne a sua mão, independente de onde o artefato divino esteja. Como já fora citado antes, o Mjolnir é extremamente pesado, e somente o deus dos trovões tem a capacidade de levantá-lo, mas como isso acontece?

Na HQ o Incrível Hulk #8, o Dr Bruce Banner, que se transforma no Hulk explica que o metal que foi usado para forjar o martelo, contém partículas de graviton e essas partículas são capazes de alterar a massa do objeto e alterar o campo gravitacional, portanto, para aqueles que “não forem dignos” o Mjolnir terá o peso de um planeta, sendo impossível manipular o martelo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp