O efeito de memes em discussões políticas na atualidade

(ENEM 2018) Você sabe o que é meme?

( ) sim, óbvio

( ) não, sou um ET

Hoje em dia, ter uma conta nas redes sociais é sinônimo de se divertir com memes diversos. Essa linguagem adotada pelos internautas é constantemente estudada por pesquisadores contemporâneos, publicitários, analistas de marketing e outros profissionais da área de comunicação e do comportamento do ser humano. A contemporaneidade está traçando uma trajetória totalmente voltada para o digital e os vestibulares podem até aderir a análise de memes em suas questões, quem sabe? 😉

Mas e quando os memes ajudam na discussão de política entre jovens no Brasil? Um estudo feito pelo Instituto de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas da Unicamp mostrou que a discussão de política usando memes se tornou democrática para os brasileiros desde a última eleição para presidência em 2014. Essa democratização se dá pelo fato de que a partir do momento em que um usuário posta um meme e alguém compartilha, retuíta, reposta, ele se sente influenciador de tal opinião. Além disso, ele constata que pode até promover algum tipo de resposta ou chamar a atenção dos políticos envolvidos, fora angariar afinidade com outros usuários que pensam da mesma forma. A pesquisa também mostra que certos posicionamentos políticos apresentam um maior efeito democratizador que o outro.

O estudo feito por um mestrando da Universidade desenvolveu o conceito de “ciberdemocracia”, criado pelo sociólogo francês Pierre Lévy, que estuda a Ciência da Informação e Comunicação. Foi comprovado, durante a pesquisa, que o Brasil é o país que mais discute política usando memes, talvez pelo nosso senso de humor (ou sarcasmo mesmo).

Como pode cair na prova do Enem?

Na redação:

Alguns temas que podem abordar intolerância de posicionamento político ou questões com o aborto, podem ter essas informações adicionadas durante a argumentação. Os memes possuem um papel essencial, democrático, influenciador e incisivo na nossa sociedade.

Em questões:

Com certeza você já viu memes abordando política, Literatura, História da Arte entre outras áreas que estão na prova do Enem. Já pensou analisar um meme ao invés de um cartoon? A gente aposta que o Enem, como uma prova com a atualização constante, pode ter uma questão dessas te esperando.

Já sabe tudo sobre memes? Segue a gente lá no Twitter e no Instagram, a gente adora fazer memes. (Mas não sobre política) 😉

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp