O Drama na Tailândia e as Monções

Nas últimas semanas, o mundo vem acompanhando o caso dramático das crianças presas na caverna na Tailândia. No dia 23 de Junho, 12 garotos e o treinador de futebol estavam no parque nacional Tham Luang, quando começou uma chuva de monções torrencial e para se abrigarem da água, eles entraram em uma caverna.

A situação atingiu essa dramaticidade quando a caverna começou a inundar e os meninos e o treinador tiveram que ir adentrando mais e mais até não conseguirem mais retornar à entrada, estimando-se cerca de 4 km de distância entre eles e a boca da caverna. A manutenção das necessidades dos meninos está sendo garantida pela ida de mergulhadores que levam alimentos e oxigênio para se manterem após 9 dias desaparecidos sem quaisquer recursos.

No entanto, na quinta-feira (5), o mergulhador Saman Kunan de 38 anos acabou falecendo no percurso até os meninos. Estima-se que a ida do posto de resgate ao encontro dos sobreviventes dura cerca de 6h de natação e caminhada na tortuosa passagem com pedras soltas e caminhos estreitos.

Na segunda-feira (9), a equipe de resgates conseguiu salvar 8 crianças e levá-las diretamente para o hospital. No entanto, na terça (10), todas as crianças e o treinador foram resgatadas.

A situação dos garotos na Tailândia fez o mundo inteiro ser obrigado a ter uma aula de Geografia a respeito do clima do sudeste asiático. A característica marcante das monções já estava presente em todas as aulas de Ensino Médio no Brasil, e o recente acontecimento infeliz pode ser tratado como uma contextualização dos malefícios desse clima em questão.

Durante o inverno (Dezembro/Janeiro), o continente fica em alta pressão em comparação à porção marítima. Isso faz com que os ventos soprem com forte intensidade na direção continente/oceano, caracterizando assim as Monções de Inverno, que causam uma seca drástica na parte sul asiática.

No entanto, durante o verão (Julho/Agosto), e já no início da primavera, a porção continental, por ser mais aquecida do que a marítima, se estabelece como área de baixa pressão em comparação ao oceano, fazendo com que os ventos passem a soprar na direção oceano/continente, formando nuvens volumosas e causando precipitações intensas na parte sul asiática. Essas são as Monções de Verão que se inserem no contexto dramático da questão dos garotos na Tailândia. As inundações e deslizamentos de terra marcam o cotidiano do noticiário asiático durante o meio do ano.

Fonte: https://www.coladaweb.com/geografia/continentes/asia-demoncoes

O ENEM, ao cobrar questões climáticas, costuma abordar características gerais, como suas relações com a vegetação e a dinâmica das pressões continentais e oceânicas. Além disso, é comum a banca tratar essas temáticas com a utilização de imagens e gráficos.

A alternativa [E] está correta porque o climograma apresenta pluviosidade modesta, elevada amplitude térmica, verões amenos e invernos frios, características da zona temperada onde está situada a cidade de Moscou. As alternativas incorretas são: [A] e [B], porque os meses mais quentes são julho a setembro caracterizando o verão no hemisfério norte; [C], porque Mumbai tem clima tropical; [D], porque Barcelona tem clima mediterrâneo.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp