O discurso de ódio em pauta na sociedade

O discurso de ódio

O discurso de ódio se caracteriza como uma manifestação de cunho violento, que desrespeita não só um indivíduo determinado, como também grupos sociais. Esses ataques, num geral, são direcionados a características como raça, orientação sexual, religião, nacionalidade, gênero e classe social. Nesse sentido, a manifestação de ódio pode inflar perseguições e provocar até mesmo conflitos e genocídios, assim como aconteceu na 2ª Guerra Mundial com o Holocausto. 

O DISCURSO DE ÓDIO NA HISTÓRIA 

Ao longo da história da humanidade, diversas civilizações foram marcadas por conflitos originados primordialmente pela não aceitação das diferenças de um determinado grupo social. Talvez o mais impactante tenha sido Hitler com seu discurso eugenista e antissemita que vitimou 5,9 milhões de judeus 1,5 milhões de ciganos, além de milhares de deficientes, eslavos, homossexuais e soviéticos. No entanto, esse não é o único episódio promovido pelo discurso de ódio. O conflito entre Tutsis e Hutus em Ruanda provocou a morte de 800 mil pessoas e mensagens de ódio eram transmitidas em estações de rádios e em jornal, induzindo os Hutus a “eliminarem as baratas”, no caso os Tutsis. Em ambos os casos além da organização e empenho em encontrar e atacar os “inimigos”, eles tinham a propaganda como aliada na disseminação de mensagens violentas. 

O discurso de ódio

O DISCURSO DE ÓDIO E A INTERNET

Com o desenvolvimento de novas redes de comunicação, os ataques deixaram de ser restritos apenas a vida real. É na internet que diversas pessoas encontram um ambiente propício para promover discursos desrespeitosos, com a “garantia” de que não sofrerão nenhuma punição. Isso se deve tanto a possibilidade de se manter em um anonimato, tanto pela naturalização da violência. Assim, chats de jogos eletrônicos, fóruns e grupos em redes sociais, são ambientes comuns dos usuários proferirem discriminações.

Um exemplo disso, é o caso do Massacre de Suzano, em que os atiradores envolvidos estavam habituados a incitar violência contra mulheres, negros e LGBT’S na internet. Os jovens além de nutrirem isso no ambiente virtual, encontraram outras pessoas que compartilhavam o mesmo comportamento e pensamento e que estimularam e apoiaram que um massacre fosse feito. Dessa forma, podemos perceber que nenhum discurso é fomentado sem que haja estímulo de terceiros. Se há oferta, há demanda. 

DICA DO PROFESSOR

Para ajudar a desenvolver uma redação sólida com o possível tema discurso de ódio, a professora do QG do ENEM, Priscila Gomes, apresentou algumas dicas para construir seu texto. Segundo ela:

“A introdução poderia trazer uma tese contraponto essa ideia de liberdade de expressão e discurso de ódio. Muitas pessoas confundem o que é ter liberdade para falar e até que ponto você rompe aquela barreira e passa a criar discursos desrespeitosos.”

“Na argumentação caberia mostrar a proporção que um discurso de ódio hoje ganha a partir das redes sociais. Acho que é quase impossível pensar na proliferação desses discursos sem entender o papel que as redes sociais hoje tem nesse processo.”

Quanto ao repertório sociocultural, a professora Priscila Gomes deu a seguinte sugestão:

“Já que estamos falando de dica, um possível repertório é Paulo Freire em seu livro Pedagogia do Oprimido com aquele pensamento que o ódio, a opressão anulam qualquer possibilidade de transformação social.”

Gostou das dicas? Continue acompanhando as matérias do Blog do QG para mais temas como esse, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp