O Culto à Padronização Corporal no Brasil

8493

Para praticar sua composição de textos, o QG do Enem libera o terceiro tema do ano: “O Culto à Padronização Corporal no Brasil”. Leia os textos de apoio e bons estudos!

Texto 1

padronização corporal

(www.isaps.org)

Texto 2

padronização corporal 2

(Fonte: http://contem1criativo.blogspot.com/2005_01_01_archive.html)

Texto 3

Brasil lidera ranking de cirurgias plásticas no mundo

A International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Isaps) divulgou, em julho, um relatório com números sobre cirurgia plástica ao redor do mundo em 2013. Ao todo, foram 23 milhões de procedimentos no ano passado. O Brasil ocupa posição de destaque no levantamento, já que foi  o que mais realizou procedimentos cirúrgicos, ficando a frente dos EUA com 1.491.721 do total. O país da América do Norte, no entanto, ainda lidera quando o volume total de cirurgias plásticas – cirúrgicas e não cirúrgicas – são considerados.

As cirurgias mais realizadas no Brasil foram lipoaspiração e colocação de próteses mamárias. O país também é líder quando o assunto é rinoplastia e abdominoplastia. Entre os procedimentos estéticos, o destaque é a aplicação da toxina botulínica. O volume é o segundo maior do mundo, com 308.185 procedimentos realizados.               Do total de mais de 23 milhões de cirurgias plásticas realizadas, os cinco países que mais registraram procedimentos são os EUA, o Brasil, o México, a Alemanha e a Espanha. O procedimento mais popular do mundo é a aplicação de toxina botulínica. Além disso, as mulheres representam 87,2% das pessoas que fizeram cirurgia plástica.

(www.cirurgiaplastica.org.br)

Texto 4

padronização corporal 3

(sites.uai.com.br)

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O culto à padronização corporal no Brasil, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

 

Instruções

 

– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.