Novo Acordo Ortográfico: Novas Letras no Nosso Alfabeto

O prazo para a adaptação do novo acordo ortográfico acabou em 31 de dezembro de 2015, o que significa que ele entrou em vigor em 1º de janeiro de 2016. O Acordo Ortográfico será, obrigatoriamente, cobrado. Então os candidatos do Enem e demais vestibulares deverão estar em dia com as novas regras.

Na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, não é comum a cobrança de questões de gramática que requeiram que o aluno saiba regras de ortografia. Entretanto, como o novo acordo ortográfico entrou em vigor este ano, o Enem 2016 pode surpreender trazendo questões que tratem sobre o uso formal da Língua e a aplicação da ortografia.

Além da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, a outra prova que mais preocupa os candidatos é a redação. A Primeira Competência da Redação do Enem, ou seja, o primeiro critério de avaliação, é seguir a norma culta da Língua Portuguesa aplicando todas as regras gramaticais, o que inclui a ortografia oficial (veja os outros critérios de correção da redação aqui).

Novas Letras no Nosso Alfabeto

O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser:

A B C D E F G H I J
K L M N O P Q R S
T U V W X Y Z

 

As letras k, w e y, que na verdade não tinham desaparecido da maioria dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:

  • na escrita de símbolos de unidades de medida: km (quilômetro), kg (quilograma), W (watt);
  • na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkiano.

 

Veja as outras regras, clicando aqui.

 

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp