Nota do ENEM para Universidades no exterior

nota do enem para universidades no exterior

Que o ENEM abre portas para o ingresso em Universidades públicas do Brasil todo vestibulando sabe. Agora, e usar a nota do ENEM para Universidades no exterior? É possível? Siiiiim!

nota do enem para universidades no exterior

Muitos estudantes tem o sonho de ingressar na graduação e fazer intercâmbio para outros países, mas o que muitos não sabem é que não é necessário esperar chegar o momento do intercâmbio para conseguir estudar em uma Universidade no exterior. O Exame Nacional do Ensino Médio possibilita a concretização desse sonho. Separamos todas as informações necessárias para entendermos como usar a nota do ENEM para cursar a graduação fora do Brasil:

Portugal

Desde 2014, o ENEM é aceito em, ao menos, 34 instituições do país. Na Universidade de Coimbra, situada na região Beira Litoral, sub-região do distrito de Coimbra, é necessário ter no mínimo 600 pontos no Exame. A escala da nota usada pela UC é diferente da que usamos aqui, mas o peso das áreas de conhecimento é bem parecido. No site da Universidade é possível encontrar todas as informações para essa forma de ingresso.

A Universidade de Lisboa, localizada na capital do país, aceita estudantes que fizeram o ENEM dentro os últimos 3 anos do Exame e que tenham o diploma do Ensino Médio. Para dúvidas, é possível entrar em contato com o e-mail: estudanteinternacional@ulisboa.pt

A Universidade de Leiria possui um Edital para o processo de seleção de estudantes internacionais. É possível acompanhar o cronograma e passos do processo seletivo pelo site da Universidade. Leiria é uma província no litoral português com cerca de 63.000 habitantes.

A Universidade do Algarve vai começar seu processo seletivo em dezembro deste ano, para os cursos de licenciatura e mestrado integrado. É necessário ter a nota de, no mínimo, 500 pontos em redação e 475 pontos nas outras áreas de conhecimento (em cada uma). A Universidade permite que o estudante use sua nota de qualquer uma das edições anteriores. A anuidade da Universidade varia entre 3.000 e 4.000 euros e podem ser pagas em até 8 mensalidades. Os candidatos que possuírem melhor classificação, poderá ter sua anuidade reduzida em 1.100 euros. Essas e outras informações estão no site da Universidade.

Outros países

Portugal é o único país com a parceria firmada com o Ministério da Educação daqui do Brasil, mas algumas outras Universidades aceitam o ENEM como forma de ingresso. Acontece que nem sempre só a nota é útil para o processo seletivo. As Universidades de Oxford, Bristol e Kingston, no Reino Unido, podem solicitar a realização do vestibular próprio de cada uma. Por isso, é importante ter o inglês fluente.

É importante destacar que as Universidades não possuem convênio financeiro com o Brasil, ou seja, não há nenhum financiamento por parte do governo brasileiro que cubra a parte financeira da permanência em outro país. Por isso, é importante se planejar e verificar as condições de cada cidade para se manter durante o período da graduação escolhida.

Os melhores professores do Brasil podem te preparar para Universidades no exterior. Escolha seu curso no QG do ENEM!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp