Mudanças SISU 2019

1115

Nas últimas semanas, o Ministério da Educação (MEC) divulgou novas regras para o funcionamento do SISU 2019.1. As mudanças focaram na parte de lista de espera, nada interferindo em questão de pesos – já que é determinação de cada instituição – ou TRI – medidor da nota por área. Ou seja, as notas de corte não sofrerão interferências diretas e o critério de correção das provas não mudará.

Fique tranquilo, QGniano! A prova já passou e não é hora para se desesperar com as mudanças no processo seletivo. De resto, aproveite as férias e deixe a preocupação para trás.

Para tornar a mudança mais didática para os alunos que enfrentarem o processo seletivo para 2019.1, criaremos uma situação:

Vamos supor que a vestibulanda Mari do QG tenha como 1ª opção Arquitetura e como 2ª opção Geografia.

  • Caso a Mari do QG passe em sua primeira opção, uhuuull!
  • Caso a Mari do QG não passe na 1ª opção, mas passe na 2ª, ela irá cursar Geografia e não poderá entrar na lista de espera de Arquitetura.
  • Caso a Mari do QG não passe em nenhuma das opções, ela irá ter que escolher em qual lista de espera entrar: Arquitetura ou Geografia. Não poderá entrar nas duas.

A mudança está buscando reduzir o tempo de divulgação final dos resultados e diminuir o número de vagas em espera. Isso fará com que muitos alunos que passarem para as faculdades em alguma lista de espera tardia não ingresse na instituição com o semestre universitário tendo sido iniciado.

Além disso, é importante ter bastante cuidado na hora de realizar a inscrição da lista de espera, pois o resultado das próximas chamadas são divulgados pelas instituições pelas quais o vestibulando está concorrendo. Ou seja, não é mais divulgado pelo SISU, mas sim pela universidade pela qual você se inscreveu.

Fique atento às datas, QGniano!

18/01/2019 – divulgação das notas ENEM 2019

22/01/2019 – início das inscrições SISU 2019

25/01/2019 – último dia das inscrições SISU 2019

28/01/2019 – resultado processo seletivo