Mudanças no processo seletivo da UnB

A Universidade anunciou mudanças no uso do SiSU e nas escolhas de cursos do vestibular tradicional.

742
unb

A Universidade de Brasília (UnB) anunciou mudanças em seu processo seletivo para 2020. A principal delas é que o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) não será mais adotado como método de ingresso na Universidade.

Mas calma, o Exame Nacional do Ensino Médio continuará sendo utilizado para selecionar candidatos, só que de forma diferenciada. O vestibulando irá usar sua nota no ENEM para aplicá-la ao novo processo da Universidade. As inscrições deverão ser feitas na plataforma do Ministério da Educação (MEC). Serão 25% das vagas destinadas à essa forma de seleção.

Outra mudança anunciada pela Universidade, refere-se aos candidatos que farão o vestibular de forma tradicional, com a prova da UnB: não será mais possível alterar a pré-opção de curso, turno e campus. Uma vez que a opção de curso é escolhida, ela deverá ser mantida até o fim do processo. Essa medida foi tomada para evitar que os candidatos fiquem trocando de curso por conta da sua nota. Dessa forma, os outros candidatos eram prejudicados, assim como todo o sistema de seleção de vagas. Outro ponto levantado pela equipe da Universidade é a preocupação com a ansiedade dos candidatos durante as inscrições, já que havia uma expectativa diante da relação candidato/vaga.

O processo está com previsão para ser aberto em janeiro de 2020, poucas semanas após o resultado do ENEM 2019.

Para esse ingresso via ENEM, o candidato deverá consultar o Edital que será divulgado pela Universidade, somente para esta modalidade.

“Tô confuso, como ficam as coisas?”

Resumindo tudo, os processos seletivos da UnB ficam assim:

Programa de Avaliação Seriada (PAS)

Na inscrição, os candidatos vão ter que sinalizar qual curso, turno e campus desejam ingressar na Universidade. O processo abre no primeiro e no segundo semestre, com 50% de vagas anuais.

Vestibular

Assim como o PAS, os candidatos deverão informar qual curso, turno e campus desejam cursas. O processo abre apenas no segundo semestre e tem 25% das vagas anuais.

ENEM (antes SiSU)

Esse processo terá edital específico e com inscrição gratuita. Ele será disponibilizado apenas no primeiro semestre de cada ano e terá 25% das vagas anuais.

Fique ligado aqui no nosso blog para acompanhar tudo sobre as novidades do ENEM e vestibulares 🙂