Mudanças ENEM 2017

No dia 18 de janeiro de 2017, o MEC (Ministério da Educação) fez uma coletiva de imprensa divulgando informações sobre notas do ENEM 2016, o SISU 2017 e as mudanças do ENEM 2017. A principal novidade para o ENEM deste ano é a criação de uma consulta pública, onde a população brasileira poderá participar, opinando de acordo com as sugestões apresentadas, para decidir o caminho que tomará o Exame Nacional do Ensino Médio.

A consulta estará disponível até dia 10 de fevereiro. Dentre as sugestões apresentadas, a população poderá opinar sobre a quantidade de dias em que as provas deverão ser aplicadas – podendo permanecer o formato de dois dias ou apenas de um – e quais dias, sugeridos pela Consulta, são os mais viáveis para os estudantes.

A sugestão de fazer o Exame pelo computador também aparece na consulta, esta opção entraria em vigor apenas em 2018. Você pode fazer a consulta aqui.

Outra grande mudança é que, a partir deste ano, o ENEM não terá mais o papel de certificação para o Ensino Médio, como era disponibilizado até a última edição. O aluno que desejar adquirir seu diploma, terá que participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA).

Já os “treineiros”, ou seja, estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio também poderão praticar para o ENEM através do ENCCEJA, não sendo mais permitida a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Quer saber mais? Dá uma olhada nesse vídeo com o professor João Paulo, de Geografia daqui do QG! 😉

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp