Moradores de rua no Brasil: uma questão social

Saiu mais um tema de redação do curso Redação na Prática 2018. Vale lembrar que os alunos do pacote ILIMITADO terão um prazo de uma semana para entregar cada tema para correção.  Já os alunos do curso Redação na Prática terão 15 dias para entregar cada tema para correção. As correções são feitas pela nossa parceira Imaginie, a maior plataforma de correções de redações para ENEM e vestibulares. O tema da semana será sobre moradores de rua, partiu praticar?

Redação na Prática: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 02/09/2018.

Ilimitado: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 26/08/2018.

TEMA: Moradores de rua no Brasil: uma questão social

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: Moradores de rua no Brasil: uma questão social.

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Um dos reflexos do intenso processo de exclusão social é a população em situação de rua que, em decorrência da ocupação do solo urbano estar baseada na lógica capitalista de apropriação privada do espaço mediante o pagamento do valor da terra, não dispõe de renda suficiente para conseguir espaços adequados para a habitação e, sem alternativas, utiliza as ruas da cidade como moradia.

Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.

Disponível em: < http://www.mundoeducacao.com/geografia/populacao-situacao-rua.htm>

TEXTO II

moradoresderuanobrasil1

Disponível em: <http://tec-cia.com.br/2012/10/04/tirinha-quem-disse-que-nao-existem-palavras-magicas/>

TEXTO III

As ruas da cidade de São Paulo abrigam 15.905 pessoas, segundo censo da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social divulgado nesta sexta-feira. O número representa uma alta de 10% em relação ao último levantamento, de 2011 – naquele ano, havia 14.478 moradores de rua na capital paulista.

O levantamento foi efetuado entre fevereiro e março deste ano, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa indica que 82% desses moradores são homens – ou seja, 13.046. As mulheres somam 14,6%. Ainda de acordo com o levantamento, 36,6% dos moradores de rua têm entre 31 e 49 anos, enquanto 19,7% têm entre 50 e 64 anos.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/sao-paulo-numero-de-moradores-de-rua-cresce-10-em-quatro-anos/>

TEXTO IV

moradoresderuanobrasil2

Disponível em: http://vestibular.brasilescola.com/enem/prova-amarelaquestao-50.htm

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp