Marianas

A origem latina da palavra corrupção vem de: apodrecer, romper, estragar-se.
A corrupção política estraga o espírito da pólis, da comunidade, do elo que nos une. Quem se corrompe politicamente trai o liame republicano da comunidade em favor de interesses próprios.

E aqui está o ponto: para que o corrupto consiga operar essa “traição”, ele precisa se desvencilhar, abandonar qualquer ligação com a comunidade. Por isso, ele reifica, desumaniza a pólis – e, portanto, é insensível à dor dos doentes que têm remédios desviados dos hospitais públicos, por exemplo. Ele não os vê, não os sente. Assim como não vê os mortos na tragédia de Mariana.

A Samarco é uma “empresa fachada” controlada por duas gigantes da mineração, a Anglo-australiana BHP Bilinton e a brasileira Vale. A Samarco sabia de um laudo de engenharia que apontava que “o contato entre a pilha de rejeitos e a barragem não é recomendado por causa do risco de desestabilização do maciço da pilha e da potencialização de processos erosivos”. A FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente) de MG já havia recomendado (recomendado?) reparos na barragem de Fundão. Pessoas sabiam dos riscos, nas empresas e no governo.Mas fecharam os olhos. Receberam vantagens.

E, negligentemente, nada foi feito. Bento Rodrigues deixou de existir. A lama já atingiu 500 KM. O Rio Doce foi considerado oficialmente morto. Desabrigados, 7 mortos, corpos sem identificação.

Assim, temos duas formas de interpretar tudo isso – e que aliás não são excludentes.
A primeira: os interesses do grande capital privado, associado aos meios de comunicação alienantes e banqueiros ávidos pelo lucro – o desrespeito dessas forças do mercado capitalista à vida humana (reificada, lembrem-se) explica Mariana.
A segunda: a ausência de espírito público, a fragilidade do vínculo que nos prende enquanto comunidade, a reificação do próximo em nome de interesses privados – a corrupção da República que aniversariou no domingo (e aqui não me refiro apenas ao governo) nos vulnerabiliza. E nos coloca ainda mais sob a ameaça de grande capital também reificador. Nossas instituições não nos protegem, mas se associam, se rendem, se corrompem.
Mas o governo espelha um espírito que está em todo o lugar. Em Ipatinga, por exemplo, os comerciantes aumentaram o preço da água mineral para aproveitar o “aumento da demanda” graças ao desastre ecológico.
Marianas acontecem todos os dias nos hospitais públicos, nas escolas públicas, nos desvios do INSS – e nem tudo é culpa do governo, do grande capital. É difícil assumir porque isso nos envergonha, mas precisamos superar o discurso de periferia que sempre nos coloca como vítimas. Nossa reformulação parte de uma reformulação do que entendemos como “ser uma nação”.

Por ora, urge ajudar.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp