Mamíferos: 3 maneiras de dar à luz

O que um Porco-espinho e um camelo têm em comum? Mais do que você imagina! Junto com mais de 5000 espécies, eles são mamíferos ou membros da classe mammalia. Todos os mamíferos são vertebrados, o que significa que eles têm coluna vertebral. Mamíferos se distinguem de outros vertebrados por compartilharem diversas características. Incluindo: sangue quente, pelos no corpo, respiração através de pulmões, e alimentação dos seus filhotes com leite. Porém, apesar destas semelhanças, esses animais também possuem diferenças biológicas, uma das mais marcantes é a maneira de dar à luz.

Mamíferos Placentários

Esse grupo inclui seres humanos, gatos, cachorros, girafas e até mesmo o maior animal do mundo, a baleia azul. A placenta destes animais, que é um tecido sólido de sangue enriquecido, está presa à parede do útero para ajudar no desenvolvimento do embrião. A placenta é o que mantém o filhote vivo durante a gestação. Ela fica ligada diretamente à corrente sanguínea da mãe, por ali, um funil é criado para selecionar nutrientes e oxigênios que vão diretamente para o corpo do filhote pelo cordão umbilical. Pelo mesmo cordão, as excreções são enviadas para fora do corpo do embrião.

Os mamíferos placentários possuem as gestações mais longas dentre os outros mamíferos. Os bebês da baleia azul, por exemplo, permanecem quase um ano no útero das mães. A placenta mantém o filhote vivo até o momento final da gravidez. Quando o cordão umbilical é rompido, o sistema respiratório, nervoso e excretor do recém-nascido passa a ser utilizado. Medindo 7 metros, o bebê baleia recém-nascido já é capaz de nadar sozinho. Ele viverá os próximos 6 meses bebendo 225 litros de leite por dia.

 

Marsupiais

Na Austrália, encontramos um outro tipo de mamífero: os marsupiais. Os bebês marsupiais são tão pequenos e delicados quando nascem, que eles precisam continuar se desenvolvendo dentro das bolsas das mães. O bebê quoll, um dos menores marsupiais do mundo, pesa apenas 18ml, equivalente a 30 grãos de açúcar. O canguru, outro tipo de marsupial, nasce do tamanho de uma jujuba. O bebê engatinha para a vagina do meio da mãe (as fêmeas possuem 3 vaginas), depois escala até a bolsa da mãe, local onde irá se alimentar pelos próximos 6/ 11 meses. Mesmo depois que o bebê canguru deixa de viver na bolsa da mãe, ele retorna para mamar. A canguru fêmea pode simultaneamente ter um filhote morando em sua bolsa e outro em seu útero. Em condições desfavoráveis, as cangurus fêmeas podem interromper a gravidez. Quando isso acontece, elas produzem dois tipos diferentes de leite, um para recém-nascidos e um para os filhotes mais velhos. A palavra mamalia significa seios, o que é um nome relativamente incorreto, pois enquanto os cangurus dão o leite via mamilos, eles não possuem seios.

Monotremados

Este é o terceiro tipo e, talvez, o que dê à luz de forma mais estranha. Havia centenas de espécies de monotremados, porém, hoje em dia, só cinco restaram: 4 espécies de equidnas e o ornitorrinco. O nome monotremado significa “um buraco”. Esta é uma referência ao único orifício utilizado para reprodução, excreção e colocar ovos. Como aves, réptil, peixes, dinossauros, e outros, estas espécies também colocam ovos ao invés de darem à luz a filhotes.  Os ovos possuem uma casca macia, e quando seus filhotes saem, eles mamam o leite diretamente de poros no corpo da mãe. Apesar de colocarem ovos e outras características que não associamos com mamíferos, como as patas, o bico e as garras do ornitorrinco, eles ainda são mamíferos. Por quê? Simples, eles compartilham características cruciais para a definição de um mamífero e estão evolutivamente relacionados a outras espécies da classe.

 

Seja placentários, marsupiais ou monotremados, cada espécie tem seu método único de dar à luz, independentemente de quão incomum seja, eles sobreviveram por milênios trazendo novas vidas e diversidades para o reino animal mamífero.

 

Vamos praticar?! 😀

(UFMG) Todas as afirmativas sobre os mamíferos citados estão corretas, exceto:
a) Os cangurus e os gambás têm em comum o fato de seu desenvolvimento fetal terminar fora do útero, no marsúpio.
b) Os mamíferos marinhos, como as baleias e os golfinhos, e os de água doce, como o boto, têm respiração branquial.
c) Os mamíferos monotremados reproduzem-se através de ovos.
d) Os micos e outros macacos são exemplos de primatas que ocorrem no Brasil.
e) Os morcegos são, em sua maioria, insetívoros ou frugívoros, sendo úteis na polinização de certas plantas.

 

GABARITO: B

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp