Magneto e o Magnetismo

Magnetismo

Uma das matérias mais cobradas em Física no Enem, sem duvidas, é o magnetismo. Ano após ano, existe uma questão sobre imãs e espiras nas provas do segundo dia. Magnetismo é a área da física que estuda os fenômenos relacionados à atração e repulsão entre determinados objetos. Existem diversos exemplos que utilizam do magnetismo como: televisores, bussolas, caixas de som, cartões de crédito, etc.

E ao ler o título, deve ter se perguntado: quem é Magneto? Magneto é o nome de um personagem de quadrinhos da Marvel Comics, assim que nascido, Max Eisenhardt foi perseguido e preso em um campo de concentração pois possuía origem judaica. Após conseguir escapar, Max descobre seu dom: o controle do magnetismo.

Controlando o magnetismo, Magneto pode manipular campos magnéticos podendo desligar a gravidade ao seu redor, permitindo que o personagem consiga voar.
Como o Planeta Terra tem um grande campo magnético, o personagem pode se utilizar daquele campo para aumentar suas forças, tornando-o um vilão extremamente poderoso.

Se eu te disser que existe um outro magneto com uma probabilidade muito maior de cair nas provas, você saberia de qual objeto estou falando? O imã, também chamado de magneto, normalmente aparece em questões voltadas a magnetismo em vestibulares. O imã é constituído de um mineral chamado Magnetita que é altamente magnética, não a toa, é utilizada na criação de bússolas.

Um imã é sempre dipolo, contendo assim, dois polos: norte e sul. Sendo assim, o polo sul é sempre atraído pelo polo norte e vice versa. Um detalhe importante é que ímãs não podem ser separados, ao cortar um imã no meio, é gerado um menor com polos sul e norte.

 

É importante também ressaltar, que ao redor de ímãs existe um campo magnético. Esse campo é o principal fator que gera atrações e repulsões entre imãs ou objetos. Nos campos magnéticos existem linhas invisíveis a olho nu, que mostram a repulsão ou atração entre os polos.

Resultado de imagem para campo magnetico imã

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp