Final da Libertadores e simbolismo histórico

simbolismo histórico

O recente episódio do adiamento do segundo jogo da final da Copa Libertadores das Américas tem tomado conta dos principais meios de comunicação ao redor do mundo. No último dia 24 de novembro, ao chegar no estádio para a partida que decidiria o vencedor do campeonato, o ônibus da delegação do Boca Juniors passou por uma multidão de torcedores do time rival argentino, o River Plate. O veículo foi apedrejado e alguns jogadores se machucaram, o que levou a CONMEBOL (órgão responsável pela competição) cancelar a partida e remarcá-la. O evento causou muita polêmica e diversas críticas foram dirigidas devido ao simbolismo histórico.

Acompanhe as dicas de História aqui no blog!

O jogo foi remarcado para o próximo dia 9 de dezembro, o que já era suficiente para causar intrigas, porém o que mais chocou a todos foi o local de realização da partida: Espanha. Com alegações de tornar a final mais segura, a direção da CONMEBOL decidiu levar o resultado da Libertadores para Madrid. Os inúmeros torcedores que tinham ido para o estádio no dia da confusão não teriam mais a oportunidade de ver a realização do jogo.

Tá, mas o que isso tem a ver com História? O próprio nome da competição, Libertadores, faz homenagem às lideranças das independências das Américas, como Simón Bolivar, José de San Martin, José Artigas, entre outros. No entanto, muitos consideram uma afronta ao próprio intuito da competição – que é valorizar o futebol americano como uma cultura própria – levá-la em especial para a Espanha, antiga metrópole de países das Américas, o que representaria exatamente o oposto de tudo o que a competição significa.

Desde o século XV até o XIX, países que hoje são Equador, Venezuela, Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, entre outros, eram colônias do Império espanhol. O simbolismo do evento marcava a valorização dessas lutas por independência e que na próxima semana será desconstruído pela realização do jogo mais importante da competição (a final) em território europeu, em especial espanhol.

E aí, tem sugestões de conteudos descontraídos misturando História? Manda uma sugestão para a Mari que ela me conta mari@enem.com.br

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp