Legado de eventos mundiais sediados no Brasil

Toda segunda-feira liberamos um novo tema de redação para nossos alunos praticarem. Nesta semana, o tema em questão é sobre tecnologia e educação: “Legado de eventos mundiais sediados no Brasil”. Para ter acesso à correção, adquira o curso Redação na Prática! Confira aqui.

Texto 1

Com ‘legado desastroso’, Copa continua afetando a imagem do Brasil no mundo

 Depois da festa, a ressaca.

Quase um ano depois do fim da Copa do Mundo no Brasil, o torneio continua afetando a imagem internacional do país – quase sempre de forma negativa. Dezenas de reportagens publicadas pela imprensa internacional nas últimas semanas destacam o abandono dos estádios construídos para o evento e o “legado desastroso” que a competição deixou.

Segundo a mídia estrangeira, o torneio teve gastos absurdos e criou “elefantes brancos”, que agora sediam festas de criança e são usadas até mesmo como estacionamento, enquanto o Brasil se afunda em uma crise política e econômica (sem falar do futebol, que não avançou e vem enfrentando novos escândalos). Em  vez de ajudar a promover a imagem de um país moderno, a competição serviu para reforçar uma reputação negativa do Brasil, já criando um clima igualmente pesado para as Olimpíadas do próximo ano.

Dois estudos citados por este blog Brasilianismo neste mês mostraram que a imagem do Brasil ganhou um grande impulso em sua projeção internacional por conta da Copa do Mundo de 2014, e que a avaliação final foi de que o evento havia sido a maior festa de futebol já registrada.

Esses mesmos estudos mostravam também que a maior parte da cobertura jornalística no resto do mundo tinha tom negativo. Uma das análises mostrou que os jornais de EUA, Inglaterra, Espanha e França tiveram tom crítico em relação aos gastos do país e aos protestos, enquanto outra apontou que a BBC usou viés negativo problemas como a violência, o atraso nas obras, a epidemia de dengue e a falta de água. (…)

(http://brasilianismo.blogosfera.uol.com.br/2015/05/19/com-legado-desastroso-copa-continua-afetando-a-imagem-do-brasil-no-mundo/)

Texto 2

 legado de eventos

(aws.jornaldebrasilia.com.br)

 

Texto 3

 Qual o legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016?

 Mesmo achando que esse não é melhor momento de ser vitrine para o mundo, brasileiros acreditam em legado positivo. Foram anos de preparo para que o Rio de Janeiro sediasse os Jogos Olímpicos de 2016. Entre o receio de que não desse tempo e o pessimismo geral econômico e político do país, qual pode ser o legado que as Olimpíadas poderão deixar para o Brasil?

Em uma pesquisa antes do início oficial dos jogos, TNS e Millward Brown, empresas do grupo Kantar, descobriram que 72% dos brasileiros acreditavam que agora não era o momento ideal para competições acontecerem no Brasil – algumas das razões citadas foram a violência (85%), a poluição do mar, da baía e das lagoas (41%) e a falta de estrutura para receber turistas (38%).

Ainda que 59% achem que a realização das Olimpíadas no Brasil tenha sido uma decisão errada, 44% apostam em um legado positivo do evento para o país. Entre as expectativas para o futuro, espera-se o reaproveitamento das estruturas olímpicas (62%), a disseminação da cultura nacional (46%) e a ampliação e melhoria dos aeroportos cariocas, como o Galeão (45%) e o Santos Dumont (32%).

 Texto 4

 legado de eventos 2

(odia.ig.com.br)

 Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Legado de eventos mundiais sediados no Brasil, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 Instruções

– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp