José Mujica visita o Brasil

Nesta quinta-feira, 26.08, o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, esteva presente no anfiteatro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O espaço lotou, fazendo com que a universidade colocasse um telão no estacionamento próximo ao local, para quem não conseguiu entrar.

Mujica veio ao Brasil para um seminário na Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) e sugeriu o encontro com os estudantes. O encontro começou às 18:30 e teve duração aproximada de 2 horas contando com a participação de quase 5 mil pessoas.

O ex-presidente respondeu perguntas sobre assuntos variados, como o Mercosul e os maiores desafios da América Latinha atualmente. Ao ser perguntado sobre livros que o inspiraram, brincou: “Queridos, a vida é um livro aberto”.

mujica 2
Foto: Marcelo Elizardo/G1

Algumas respostas do ex-presidente uruguaio:

“Necessitamos de confiança. Temos que aprender que a mensagem é uma: nós podemos andar em um fusca. Somos consequência do interesse do nosso povo […] O problema mais grave da América Latina é a desigualdade. Temos que ter recurso e isso se chama política fiscal. Na América do Sul o rico não paga quase nada”.

“Nós temos que pensar como espécie e não como países. E isso engloba o mundo inteiro. Os pobres da África não são da África, são do mundo inteiro. Os homens que atravessam o Mediterrâneo são nossos. Todos são nossos conterrâneos. A liberdade não se vende, se ganha fazendo algo pelos demais”.

No final do evento, às 20h30, o ex-presidente tirou uma foto em frente à todos presentes no local.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp