Pedidos de isenção do Enem 2018 estão disponíveis

O processo de inscrição do Enem 2018 já começou. Até o dia 15 de abril (o prazo foi prorrogado), os candidatos que se encaixam nas seguintes categorias podem solicitar sua isenção da taxa de inscrição:

  • alunos da rede pública de ensino que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio;
  • candidatos que realizaram o Encceja e conseguiram o diploma do Ensino Médio;
  • alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou na rede privada como bolsista e que tenham renda per capta de um salário mínimo e meio, ou menos;
  • candidatos que declaram estar em situação de baixa renda;
  • participante inscrito no CadÚnico (programa social)

O pedido deve ser feito diretamente no site do Enem, na página do participante. Para ter acesso, basta informar seu CPF e senha cadastrados no momento da inscrição no Exame.

Como solicitar? 

Na tela de isenção do Enem 2018, o candidato deve verificar se realmente se encaixa em alguma das situações informadas e concordar com as orientações informadas no site.

Após isso, deverá ser informado alguns dados pessoais. Nessa parte, será necessário verificar se os dados estão corretos, caso não estejam, o candidato deve ligar para 0800 616161 para solicitar a mudança das informações. É de grande importância estar atento à esse ponto.

No passo seguinte, o candidato deverá informar sua situação com relação ao Ensino Médio. Se estiver cursando, informar a escola, modalidade e local em que está estudando. Se estiver concluído, informar se foi pelo ENCCEJA ou os dados de sua escola.

Na tela do NIS (Número do Identificação Social), será necessário informar se possui ou não possui. Caso possua, informe o número, caso não, prossiga para a próxima tela.

A tela de confirmação das informações é importante para que o candidato confira os dados preenchidos até esse momento. Caso estejam incorretos, é possível voltar para as etapas anteriores.

No sétimo passo da solicitação de isenção, o candidato deverá responder um questionário socioeconômico e prosseguir para a etapa de informação dos meios de contato. Nessa parte, deverá ser informado telefone fixo, celular e e-mail.

Logo após, será necessário criar uma senha e prosseguir para a fase final. O candidato deverá verificar as informações e confirmá-las.

No dia 23 de abril, será possível verificar se foi concebida a isenção ou não. O resultado sairá no site do Enem. A taxa de inscrição para a prova está no valor de R$82,00.

DATAS IMPORTANTES

2 a 15/04 – Solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018

2 a 11/04 – Justificativa da ausência no Enem 2017 para aqueles que ainda não a fizeram e desejam solicitar a isenção novamente

7 a 18/05 – Inscrições no Enem 2018 (feitas pelo site do Enem)

7 a 23/05 – Pagamento da taxa de inscrição

28/05 a 03/06 – Solicitação de Atendimento pelo nome social (o (a) candidato (a) poderá solicitar que seja exibido seu nome social na prova)

04/11 e 11/11 – Aplicação da prova do Enem 2018

Fique atento às redes sociais do QG e aqui no blog e acompanhe tudo sobre o Enem 2018!

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp