Irã ocidental

Os Estados Unidos estão tentando negociar com o governo iraniano um acordo para que este diminua as suas atividades nucleares.  Alguns países se mostraram contrário ao possível acordo.  Israel e Arábia Saudita (inimigo histórico) temem que o Irã tente dominar o oriente médio através das suas armas atômicas.

Neste acordo, os norte-americanos iriam suspender as sanções econômicas internacionais contra o Irã. Desde a revolução de 1979, liderada pelo ex-líder religioso xiita Aiatolá Khomeini, o Irã sofre com este embargo.

Devido ao embargo, aviões não têm manutenção há anos e suas peças defeituosas são substituídas por meio de contrabando da China. É grande o número de acidentes de avião no país.

O povo iraniano não odeia os Estados Unidos e nem o ocidente. Ele apoia esta reaproximação. Boa parte da população não apoia o governo laico e ditatorial que reprime com violência e morte quem se opõe a ele.

O Irã é o quarto maior produtor de petróleo do mundo. A engenharia é a profissão mais escolhida pelos estudantes. Muitos vão embora do país depois de formados em busca de uma nova perspectiva de crescimento profissional e até de sociabilidade.

A grande observação que se deve fazer é que nem sempre o governo representa o pensamento do seu povo.  Ele sofre acaba sofrendo pelas sanções e pela opressão.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp