Interpretação: Aula ao Vivo na terça-feira (04/08) às 20h

Confirme sua presença: http://bit.ly/Interpretacao0408

Ler muito, interromper a leitura se estiver desatento e praticar são algumas dicas para aqueles que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ter domínio em interpretação de textos é fundamental, afinal, os enunciados das questões são grandes e cansativos. Para conseguir uma boa pontuação, é preciso vencer o desafio de ler uma grande quantidade de textos para resolver uma grande quantidade de questões, no menor tempo possível. A professora de Português do curso online QG do Enem, Lucia Deborah, explica que focar na interpretação é fundamental, já que permite ao candidato não apenas compreender, mas relacionar, inferir e perceber os implícitos nas questões.

‘No Enem, saber interpretar é importante em todas as provas, de todas as áreas’, destaca a professora.  Segundo Lúcia, o candidato que compreende mais facilmente os textos alcança melhores resultados. Pra isso é fundamental saber lidar com charges, tirinhas, obras de artes, tabelas, gráficos e símbolos cotidianos, ampliando o conceito de texto e a capacidade de ler diferentes manifestações, com suas linguagens e códigos característicos’. Lucia Deborah dá algumas dicas:

  1. Criar o hábito da leitura. É preciso ler muito, se possível leia pelo menos, um livro por mês
  2. Faça o simulado. Treine muito e com tranquilidade. Muitas vezes as respostas estão no próprio texto e em outras pode ajudar por eliminação.
  3. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura e continue até o final.
  4. Leia o texto pelo menos duas vezes pois a primeira impressão pode ser falsa. É preciso paciência e perspicácia, observando os detalhes e a  sutileza.
  5. Não procure a verdade exata dentro da resposta e sim a opção que melhor se enquadra no sentido do texto.
  6. Quando duas alternativas parecem corretas, busque por aquela que parece ser mais exata ou completa.
  7. Atenção à etimologia ou a semelhança das palavras pois muitas vezes denunciam a resposta.
  8. Adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são muito importantes na interpretação do texto.
  9. Volte ao texto quantas vezes for preciso e se notar que está desatento, que não fixou o conteúdo, leia novamente.
  10. Não permita que suas ideias prevaleçam sobre as do autor.

Pensando em tudo isso, a professora de Português, Lucia Deborah, vai dar mais uma aula de Interpretação, ao vivo e gratuita na terça-feira (4/08) às 20h, com dicas especiais para os alunos. Para aqueles que querem se preparar melhor, o QG do Enem oferece o curso de Interpretação online para o Enem, com 20 horas de aulas, entre elas, cinco encontros ao vivo, todas as primeiras terças-feiras do mês, às 20h.

Tema da aula

– Conectivos no Texto

Sobre a Professora Lucia Deborah

Cursou Licenciatura em Letras Português-Literaturas na UFRJ e Doutorado em Língua Portuguesa na UERJ, onde hoje é professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa. Foi colaboradora da Gramática Houaiss.  No ensino médio, sempre com foco no vestibular, atuou em renomadas escolas do Rio de Janeiro. Dedica-se ao ensino online desde 2012.Atualmente, também é professora do Colégio Pedro II e do QG do Enem. Dedica-se ao ensino online desde 2012.  Foi colaboradora da Gramática Houaiss.

Sobre o Curso de Interpretação

A aula ao vivo faz parte da programação do curso de Interpretação de 20 horas do QG do Enem. Das 20 horas de aula, cinco encontros são ao vivo, toda primeira terça-feira do mês. As aulas podem ser assistidas acessando www.interpretacao.enem.com.br. Quem não puder assistir à aula ao vivo, poderá acessar o conteúdo  em qualquer outro horário.
Link sobre o Curso: http://bit.ly/InterpretacaoBlog

Assista à aula aqui:

 

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp