Internet: O Poder das Notícias Falsas

A internet mostrou que as notícias falsas possuem um peso preocupante. O termo “pós-verdade”, que surgiu em 2016, significa que as opiniões e versões sobre uma coisa ou acontecimento influenciam mais a opinião pública do que o fato em si. Esse fenômeno pode ser explicado de acordo com alguns fatores:

  • a internet junto com as redes sociais trouxe a possibilidade de escrever e disseminar notícias de forma fácil e barata;
  • nos últimos anos, começou um movimento de forte polarização política, que acaba influenciando a disseminação de notícias falsas para atingir negativamente à oposição;
  • a falta de credibilidade das instituições tradicionais, como os veículos de comunicação, faz as pessoas buscarem a informação de outras formas;
  • a globalização trouxe mudanças sociais e econômicas que geram um pensamento mais individualista e imediatista.

A questão é que foi com a web que as notícias falsas encontraram um terreno concreto para se espalharem. Qualquer informação é disseminada de forma muito rápida e em tempo real. Os algoritmos das redes sociais e dos mecanismos de busca possuem um filtro que faz aparecer no seu feed ou resultado de busca notícias e informações que casam com suas opiniões e visão de mundo, deixando de lado ideias divergentes.

O problema disso é que se formam “bolhas virtuais”, expressão pensada pelo autor Eli Pariser. Como a informação chega de forma personalizada, há um isolamento de quem pensa diferente. Dentro desse ambiente, a pessoa fica mais propícia a acreditar em conteúdos que confirmem sua visão de mundo, sem se preocupar com a veracidade da informação. Ao mesmo tempo, uma matéria com muita curtida ou acessos gera mais ganho com publicidade, independentemente do que é passado.

Esse isolamento que afasta a pessoa do contraditório, vai contra os ideais democráticos, que têm como ideia central a convivência entre pessoas de outros pontos de vista e a construção de diálogo.

O campo político mostra esse cenário, na semana anterior ao impeachment de Dilma Roussef, três das cinco notícias compartilhadas no Facebook eram falsas. Nos Estados Unidos, a leitura de notícias falsas superou a das verdadeiras antes das eleições. O Ibope mostrou que mais da metade dos entrevistados admitiram que serão influenciados pelas redes sociais nas eleições de 2018.

Além disso, como citado anteriormente, a falta de confiança nos veículos de comunicação faz os brasileiros procurarem notícias por conta própria. A confiança é construída por aqueles que pensam de forma parecida, sendo mais propensos a ignorarem informações que não vão de acordo com suas ideias, mesmo que sejam embasadas de fatos reais.

O Facebook e o Google foram alvos de críticas por não se manifestarem com a quantidade de notícias falsas disseminadas em suas páginas. Com isso, há um projeto agora para evitar que esses sites falsos anunciem em suas plataformas. Além disso, ambos anunciaram o “cross-check” que são grupos de checagem de dados para combater conteúdos falsos, a iniciativa já começou na França.

O perigo das notícias falsas remetem a um tempo de regimes totalitários que manipulavam fatos a favor dos seus interesses políticos. Os regimes democráticos estão regidos por uma lógica onde fatos se tornam fluidos e, a verdade passa a ser desprezada e transformada em uma afirmação que não exige confirmação. As notícias falsas na internet podem sim ser perigosas.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp