Inscrições para o SISU 2017.1 começam nesta terça-feira

1085

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do primeiro semestre de 2017 se iniciam nesta terça-feira, dia 24. O candidato que deseja concorrer a uma vaga em uma universidade pública deverá se inscrever no sistema até o dia 29 de janeiro, domingo. O prazo inicial era do dia 24 ao dia 27/01, mas devido à problemas técnicos no site do MEC, as inscrições foram prorrogadas, selecionando até duas opções de graduação.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, para participar do processo, o estudante deve ter realizado o Enem 2016 e não pode ter tirado nota zero na redação. Nesta edição, o SISU irá oferecer ao todo 238.397 vagas em 131 instituições públicas espalhadas pelo Brasil. A consulta de vagas disponíveis já pode ser feita no site do SISU (http://sisu.mec.gov.br) por curso, instituição e município.

Sistema de Seleção Unificado (SISU) 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, utilizando exclusivamente as notas do Enem. Para participar, o candidato deve fazer inscrição no sistema, que ocorre duas vezes por ano.

Todo o processo seletivo, da inscrição à divulgação dos selecionados, é feito pela internet (sisu.mec.gov.br). O candidato pode consultar as vagas ofertadas pelas instituições e trocar sua opção até o último dia do período de inscrições. Cada estudante pode escolher até dois cursos. O resultado é divulgado em duas chamadas, no primeiro semestre, e em uma segunda chamada, no segundo semestre. Também é possível se inscrever em lista de espera para as vagas remanescentes. As matrículas são realizadas diretamente nas instituições de ensino.