Inscrições do ProUni abrem Terça-Feira (19)

É oficial, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a data das inscrições para o Programa Universidade para Todos. O prazo é de terça-feira (19) até sexta-feira (22). Para quem não sabe, o projeto tem como foco os alunos que estudaram em escolas públicas e com renda baixa. A ideia é que esses alunos recebam bolsas parciais ou integrais em universidades privadas.

A diferença do Sisu para o Prouni é que o Sisu é aberto para qualquer pessoa que tenha feito o Enem e focado apenas nas universidades públicas. Já o ProUni é limitado aos alunos de escola pública e/ou com baixa renda e focado nas universidades particulares. A pessoa que se candidata ao Sisu também pode se candidatar ao ProUni, caso se encaixe no perfil. Pode acontecer do estudante ser selecionado nos dois programas, sendo assim, ele deve optar por um, pois não pode estar simultaneamente matriculado em uma faculdade pública sendo bolsista em uma particular.

Para participar do ProUni, o aluno não precisa fazer os vestibulares das universidades desejadas, apenas o Enem é obrigatório. Algumas instituições privadas podem aplicar um processo seletivo para os candidatos pré-selecionadas, mas isso varia de universidade e o aluno é notificado no momento da inscrição.

A pontuação mínima necessário no Enem para o candidato se inscrever é de 450 pontos e nota superior a zero na redação. As bolsas de estudo são distribuídas de acordo com a nota alcançada no Enem.

Bolsas parciais e integrais ofertadas por ano:

Fonte:Sisuprouni 2015 Prouni 2005-2º/2014
Fonte:Sisuprouni 2015
Prouni 2005-2º/2014

Em relação às cotas, segundo o MEC:  “ o Prouni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.”

Para mais informações sobre o ProUni, clique aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp