Inscrições abertas para Fuvest 2020

285
fuvest

Estão abertas as inscrições para um dos maiores vestibulares do país, o da Fuvest 2020. O vestibular selecionará estudantes para cursar a graduação na Universidade de São Paulo (USP) para 2020. Serão disponibilizadas mais de 8.300 vagas para 182 cursos no total, sendo 45% dessas vagas destinadas a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública de educação.

As inscrições vão até 20 de setembro e devem ser feitas pelo site. A taxa de inscrição tem o valor de R$182 e deverá ser paga até dia 24 de setembro. O Manual do Candidato já está disponível e deve ser lido pelo candidato que realizará as provas para evitar qualquer tipo de imprevisto. Dica: sempre leia o Manual do Candidato, nele contém informações importantes sobre o vestibular que será feito. 😉

Quem pode participar do vestibular?

Estudantes que já concluíram o ensino médio, estudantes que vão concluir o ensino médio esse ano ou estudantes que já concluíram uma graduação. Há espaço também para os treineiros, ou seja, estudantes que ainda não vão fazer a prova pra valer e estão cursando o primeiro ou segundo ano do ensino médio.

As vagas serão divididas entre as seguintes modalidades: ampla concorrência, estudante de escola pública e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A Fuvest exige a leitura obrigatória de nove livros. São eles: Poemas Escolhidos de Gregório de Matos, Quincas Borba de Machado de Assis, Claro Enigma de Carlos Drummond de Andrade, Angústia de Graciliano Ramos, A Relíquia de Eça de Queirós, Mayombe de Pepetela, Sagarana de João Guimarães Rosa, O Cortiço de Aluísio Azevedo, Minha Vida de Menina de Helena Morley.

A primeira fase da prova, acontecerá dia 24 de novembro e terá 90 questões múltipla escolha com conteúdos de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Inglês e Português, contendo interdisciplinaridades.

A segunda fase será dissertativa e terá duas provas que acontecerão nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. No primeiro dia serão 10 questões de Português e uma redação. No segundo dia serão 12 questões de disciplinas específicas de acordo com o curso escolhido, podendo ser de duas a quatro disciplinas. Os candidatos aos cursos de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas deverão fazer as provas de habilidades específicas. As datas e horários estão no Manual do Candidato. Acompanhe tudo sobre a Fuvest aqui no blog.

DATAS IMPORTANTES

. 12 de agosto a 20 de setembro – inscrição no vestibular

. 24 de setembro – último dia para o pagamento da taxa de inscrição

. A partir de 26 de outubro – divulgação do resultado da solicitação de cuidados especiais para a realização da prova

. 14 de novembro – divulgação dos locais de prova da primeira fase

. 24 de novembro – prova da primeira fase

. 9 de dezembro – divulgação da lista de convocados para a segunda fase e locais de prova da segunda fase

. 5 e 6 de janeiro – provas da segunda fase

. 24 de janeiro – divulgação da primeira chamada de aprovados no vestibular

. 25 de janeiro a 28 de janeiro – matrícula virtual dos aprovados na primeira chamada

Estude para a Fuvest com o QG do ENEM e escolha o curso que seja melhor para você!