A Importância de Ler Redação Modelo Enem

Muita gente acha besteira ler redação modelo para o ENEM. Mas longe disso, ler redações nota 1000 tem muitas vantagens e a gente resolveu explicar os motivos aqui. Vamos explicar de acordo com as competências de correção:

Competência 1 – Domínio da norma padrão

Para obter uma pontuação alta nessa competência, é muito importante que você respeite a convenção da escrita e não cometa desvios da norma padrão, ou seja, não faça construções que não estão de acordo com a gramática da norma culta da língua portuguesa. Além disso, é extremamente importante que você deixe de lado as marcas de oralidade e termos típicos do registro formal.

Sendo assim, ao ler uma redação modelo, você irá ver como escrever certas coisas de maneira formal. Muitas vezes só sabemos como nos expressar de forma simples, e isso não é possível na sua redação do ENEM, lendo modelos, você vai ver exemplos e dicas de como transformar aquela expressão informal em uma formal. Além disso, você vai tirar algumas dúvidas sobre a gramática, muitas vezes não temos certeza de alguma regra gramatical ao escrever um texto. Lendo um texto 100% correto, você vai tirar essa dúvida de forma mais fácil e vai ser mais tranquilo de associar a forma correta na hora que você estiver escrevendo.

Quando você estiver lendo uma redação modelo, preste atenção nos principais erros cometidos pelos alunos, veja como a redação está apresentando o uso da crase, dos porquês, do “tem” x “têm”, do “falaram” x “falarão”, da pontuação, das concordâncias nominal e verbal, da utilização dos pronomes oblíquos átonos (ex: eu a vi ontem) e do “esse” x “este”.

Competência 2 – Domínio do Tipo Textual Dissertativo-Argumentativo e Compreensão da Proposta

Nessa competência, você tem que demonstrar que sabe como é uma estrutura de um texto dissertativo-argumentativo. Pegue a redação modelo e veja a estrutura, onde está a introdução, como o desenvolvimento foi feito e de que forma as intervenções foram apresentadas. Entender essa estrutura e apresenta-la da melhor maneira, te dará o máximo de pontos na competência 2.

Além disso, nessa competência, a banca vai avaliar se você entendeu o tema proposto. Veja de que forma a redação modelo aborda o tema, de que maneira o autor do texto deixa claro para a banca que ele entendeu do que se está falando.

Competência 3 – Coerência

Essa competência quer que você organize sua redação de forma lógica, que faça sentido. Ela tem que se desenvolver de forma clara, sem idas e vindas. Veja como o autor da redação modelo organizou as informações. Além disso, preste atenção nas informações selecionadas se relacionando com o tema proposto. Não esqueça de ver o repertório cultural apresentado na redação modelo, isso é extremamente relevante nas competências 2 e 3. Vá além do tema e dos materiais de apoio, mas sempre com coerência.

Competência 4 – Coesão

Aqui não tem jeito, você tem que saber usar os conectivos. As partes do texto devem ter relações de sentido entre si. E é para isso que os conectivos servem. Preste atenção em como o autor da redação modelo usou palavras como mas, logo, pois, etc. Entenda qual a melhor forma de utilizá-los.

Essa competência também leva em consideração o uso repetitivo de palavras e expressões. Entenda como sinônimos e pronomes são usados e tente aplicar essas técnicas em seu texto.

Lembrando que são 12 conectivos: aditivo (ex.: e, nem), adversativo (ex.: mas, porém), alternativo (ex.: ou…ou, ora…ora), conclusivo (ex.: logo, portanto), explicativo (ex.: que, porque), causal (ex.: por isso que, visto que), concessivo (ex.: embora, ainda que), condicional (ex.: se, dado que), final (ex.: a fim de que, com o objetivo de), temporal (ex.: quando, depois que), consecutivo (ex.: de forma que, tal que) e comparativo (ex.: assim como, ao contrário de).

Competência 5 – Proposta de Intervenção

A principal observação ao ler um redação modelo, é como o autor relaciona a proposta de intervenção com o restante do texto. Veja quais detalhes foram dados para colocae a sugestão em prática, qual agente indicado responsável pela aplicação da sugestão (o Estados, Ongs, etc) e como isso será feito.

 

Acho que te convencemos a ler redações modelo, né? Veja aqui possíveis temas de redação do ENEM com redações modelo e mãos à obra!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp