Impacto ambiental do óleo no Nordeste

óleo no nordeste

Há mais de dois meses, houve o surgimento de manchas de óleo no Nordeste, que foi identificado primeiramente na Paraíba no dia 30 de agosto e que, desde então, já foi-se presenciado ocorrências de manchas em mais de 250 locais. A grande problemática envolve questões ambientais, sociais e econômicas.

Impacto ambiental: 

O petróleo cru derramado tem potencial de danificar permanentemente o ecossistema marinho das regiões afetadas. O nível de contaminação pelo petróleo é por inúmeras razões gritante e, em ambiente marinhoe, essa situação se agrava por causa das correntes, que levam o petróleo para locais além do lugar inicial do vazamento. O petróleo é um combustível fóssil que tem mais de 200 hidrocarbonetos (moléculas que contém apenas carbono e hidrogênio em sua composição), entre eles, o mais preocupante é o benzeno, por ser altamente tóxico e cancerígeno.

óleo no nordeste
Foto: Adriano Machado/Reuters
  • Cadeia alimentar e a Biomagnificação: 

A contaminação do petróleo vira um grande problema quando pensamos na cadeia alimentar, porque o petróleo contamina algas e plânctons, que servem de alimento para peixes pequenos que também acabam se contaminando e servindo de alimento para peixes maiores, que se contaminam, podendo até mesmo contaminar humanos, por nos alimentarmos de certos peixes. Esse fênomeno é conhecido como biomagnificação, que é o acúmulo progressivo de substâncias ao longo de uma cadeia alimentar.

  • Maré negra:

O petróleo pode também criar esse outro fênomeno, bloqueando a passagem de luz e o calor do sol, o que impede a fotossíntese das algas, diminuindo a quantidade de oxigênio na águam e matando peixes e outros organismos.

  • Espécies ameaçadas:

O contato imediato do óleo com algumas espécies também é prejudicial e pode causar morte. A composição tóxica pode acabar se impregnando no tecido de mamíferos, tartarugas, peixes e outras espécies marinhas, podendo matá-los sufocados ou por impedir a regulagem da temperatura corporal. Pode também prejudicar aves, sujando suas asas e as impedindo de realizar seu vôo.

Impacto Social:

Os danos desse desastre são incalculáveis e uma das maiores preocupações é que a contaminação química vai muito além do que enxergamos a olho nu, ou seja, mesmo quando aparentar “limpo”, pode ainda estar com toxinas e impróprio para os animais, humanos e para a prática de certas atividades econômicas. Os motivos de ser impróprio para nós são que as toxinas presente no petróleo podem causar uma série de danos à saúde:

  • Dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Dermatites e doenças de pele;
  • Atinge o sistema reprodutivo e pode interferir na gravidez;
  • Benzeno é um composto cancerígeno.

Além disso, não é apenas o contato direto com a água que pode causar danos. Às vezes, uma simples caminhada na praia pode criar o contato com resíduos do óleo ou a inalação de gases liberados por ele.

Impacto Econômico

Esse desastre vai impactar atividades econômicas como o turismo, pois umas das maiores atrações do local são justamente as praias, que estão contaminadas e impróprias para serem utilizadas. Ademais, a pesca também encontra-se afetada, porque como os peixes podem estar contaminados. O comércio deles é um risco a saúde.

Dessa forma, conseguimos entender o porquê desse desastre estar sendo uma das maiores agressões ambientais já sofridas pelo país. No momento, o que deveria ser feito é impedir que o óleo se espalhe e prejudique mais regiões. Entretanto, infelizmente, os danos já foram feitos e será um longo tempo até serem de fato reparados.

Gostou? Para saber mais sobre o assunto e ficar antenado nas notícias do Portal R7, clique aqui. Para conferir mais matérias do blog, clique aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp