História Enem: Principais acontecimentos do dia 18 de julho

O dia 18 de julho pode parecer mais um dia para muitos de nós. Mas a verdade é que esse dia foi o berço de obras, acontecimentos, nascimento e morte de pessoas que mudaram a história do nosso planeta. Ficou curioso? Confira:

Nasce Nelson Mandela (1918)

Nelson Mandela nasceu na África do Sul e se tornou uma das figuras mais importantes do país. Nos seus 20 anos, Mandela se envolveu ativamente no movimento antiapartheid e se juntou no Congresso Africano Nacional em 1942. Por 20 anos, ele liderou uma campanha pacífica contra o governo sul africano e suas políticas racistas. Em 1993, Mandela e F.W. de Klerk, então presidente da África do Sul, receberam o prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços para dissolver o sistema do apartheid. Em 1994, Mandela se tornou o primeiro presidente negro do país.

Fuvest 2010

Cartaz de 1994 da campanha de Nelson Mandela à presidência da África do Sul.

historia enem

Essa campanha representou a

a) luta dos sul-africanos contra o regime do apartheid então vigente.
b) conciliação entre os segregacionistas e os partidários da democracia racial.
c) proposta de ampliação da luta anti-apartheid no continente africano.
d) contemporização diante dos atos de violência contra os direitos humanos.
e) superação dos preconceitos raciais por parte dos africânderes.

GABARITO: A – As leis do Apartheid só foram realmente abolidas após Nelson Mandela ser eleito. O processo foi conturbado e contou com muitas lutas políticas e sociais e não eliminou o racismo, enraizado na cultura da elite branca.

Livro “Minha Luta” publicado (1925)

O livro, de autoria de Adolf Hiltler, foi publicado 8 anos do autor chegar ao poder. A obra conta com planos políticos para a Alemanha e a necessidade do país colonizar territórios próximos para atingir a sua potência máxima. O livro fala sobre as ideias bases do nazismo: antissemitas, racialistas e nacional-socialista. As ideias não foram criadas por Hitler, mas foram reunidas de diversas teorias surgidas no continente europeu.

Enem 2009

A Idade Média é um extenso período da História do Ocidente cuja memória é construída e reconstruída segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é

a) a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.
b) o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concílio Vaticano II.
c) a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.
d) o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.
e) a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinematográficas de Hollywood.

 

GABARITO: A – Conforme foi citado, Hitler pautou suas ideias em acontecimentos do próprio continente europeu. Para demonstrar a origem histórica da superioridade alemã, ele dizia que seu governo era uma continuação do Sacro Império Romano Germânico (I Reich). O II Reich seria a unificação alemã (1830) e, a partir de 1930, Hitler comandava o III Reich. Seguindo essa tradição, o sentimento nacionalista era reforçado.

Guerra Civil Espanhola (1936)

O clima na Espanha era tenso e contava com diversos conflitos entre esquerdistas e nacionalistas. O ápice do clima foi no dia 18 de julho de 1936, quando o general Francisco Franco comandou um golpe de estado. Entretanto, o golpe não deu totalmente certo e o país ficou dividido entre falangistas e republicanos. A guerra foi violenta e gerou muitas mortes e destruição. Chegou ao fim em 1939.

Enem 2013

As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.

SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)

a) crítica ao stalinismo.
b) combate ao fascismo.
c) rejeição ao federalismo.
d) apoio ao corporativismo.
e) adesão ao anarquismo.

GABARITO: B – Os voluntários e republicanos se uniram contra a direita que tomou o poder. O principal partido fascista era o Falange liderado por Francisco Franco.

Morre Gilberto Freyre (1987)

Hoje, em 1987, morreu Gilberto Freyre, autor do livro Casa Grande e Senzala. Obra fundamental para entender a democracia racial no Brasil. Ele se baseia na herança do Brasil oriunda da época da escravidão, que segundo o autor, foi mais segregadora que a dos Estados Unidos.

Enem 2009

“Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio – e mais tarde de negro – na composição. Sociedade que se desenvolveria defendida menos pela consciência de raça, do que pelo exclusivismo religioso desdobrado em sistema de profilaxia social e política. Menos pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular. Mas tudo isso subordinado ao espírito político e de realismo econômico e jurídico que aqui, como em Portugal, foi desde o primeiro século elemento decisivo de formação nacional; sendo que entre nós através das grandes famílias proprietárias e autônomas; senhores de engenho com altar e capelão dentro de casa e índios de arco e flecha ou negros armados de arcabuzes às suas ordens”.
De acordo com a abordagem de Gilberto Freyre sobre a formação da sociedade brasileira, é correto afirmar que

a) a colonização na América tropical era obra, sobretudo, da iniciativa particular.
b) o caráter da colonização portuguesa no Brasil era exclusivamente mercantil.
c) a constituição da população brasileira esteve isenta de mestiçagem racial e cultural.
d) a Metrópole ditava as regras e governava as terras brasileiras com punhos de ferro
e) os engenhos constituíam um sistema econômico e político, mas sem implicações sociais.

 

GABARITO: A – O livro Casa Grande & Senzala interpreta nosso país, vê a mistura racial como um dos nossos pontes fortes. O Brasil é a mistura do português colonizador, os índios locais e o negro africano. Diferentemente da colonização espanhola, a colonização do Brasil se deu de maneira não violenta e os três povos de alguma forma conseguiram coexistir.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp