Hábitos e saúde mental para o ENEM

saúde mental para o enem

Ansiedade, estudos e saúde mental para o ENEM estão sendo os temas da nossa semana especial aqui no blog. Para finalizar esse assunto, nada mais prático (literalmente) do que começar a ter hábitos que podem impactar no seu rendimento, melhorar sua saúde física e mental e que podem te ajudar a ir bem no ENEM. O objetivo dessa matéria é propor que o estudante saia da famosa zona de conforto e que se motive para melhorar sua qualidade de vida. Então, vamos lá?

(Re)educação alimentar

Ser humano bem alimentado, corpo satisfeito e mente tranquila. Já aconteceu de você comer aquele miojo e logo depois vir a azia, o mal estar e uma inquietação beeeem chata?

É muito ruim ficar passando mal, seja da forma que for, e para um vestibulando basta algo de diferente para sair da rotina de estudos e desandar todo o processo de dedicação ao vestibular. Portanto, o cuidado com a alimentação é importantíssimo nessa fase. Alimentos leves e saudáveis devem ser incluídos na dieta do estudante, além disso, a (re)educação alimentar é de grande valia. Aqui vão alguns hábitos para te ajudar:

. Alimente-se de 3 em 3 horas (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta). Lembre-se de sempre consultar um profissional em caso de mudança drástica na sua rotina de alimentação.

. Beba bastante água: um corpo hidratado não quer guerra com ninguém, né?

. Evite bebidas com cafeína se você já sabe que eles te deixam agitados ou mais ansioso. Opte por um café descafeinado, chocolate quente ou chás variados.

Saiba quais são os 10 alimentos que ajudam na concentração

Valorize seu sono

Dormir é o melhor remédio. Virar noites estudando para acabar com a matéria atrasada realmente te ajuda? Dormir 5 horas por noite é suficiente? Essas são questões que durante todo o estresse do ano de um vestibulando, nunca são vistas com um olhar crítico e só vão acontecendo cada vez mais e mais. Estudos comprovam que ficar sem dormir durante longos períodos afeta na concentração. Valorize sua noite de sono, se organize para desligar a mente pelo menos 1 hora antes de dormir, tome um chá de camomila ou até mesmo um banho quente para relaxar. Vá mudando aos poucos e veja o que é melhor para sua rotina. Olhe com atenção para esse ponto. Que tal? 😉

Meditação

“Não consigo meditar, minha mente não para!” Calma, você consegue sim! Lembra que o objetivo desse post é que você saia da zona de conforto, então respira fundo e faça esse exercício:

. Coloque uma mão no abdômen e outra sobre o tórax;

. Inspire calmamente enchendo os pulmões e sinta o ar passar da barriga até o peito;

. Expire calmamente e sinta o corpo liberar todo o ar;

Faça essa série quantas vezes achar necessário. Repita esse exercício pelo menos 3 vezes ao dia.

Conta lá no nosso Instagram os resultados desses novos hábitos: http://instagram.com/qgdoenem

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp