Hábitos e saúde mental para o ENEM

Separamos alguns hábitos para manter a saúde mental para o ENEM. Confira as dicas e melhore seu rendimento nos estudos!

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saúde mental para o enem

Ansiedade, estudos e saúde mental para o ENEM estão sendo os temas da nossa semana especial aqui no blog. Para finalizar esse assunto, nada mais prático (literalmente) do que começar a ter hábitos que podem impactar no seu rendimento, melhorar sua saúde física e mental e que podem te ajudar a ir bem no ENEM. O objetivo dessa matéria é propor que o estudante saia da famosa zona de conforto e que se motive para melhorar sua qualidade de vida. Então, vamos lá?

(Re)educação alimentar

Ser humano bem alimentado, corpo satisfeito e mente tranquila. Já aconteceu de você comer aquele miojo e logo depois vir a azia, o mal estar e uma inquietação beeeem chata?

É muito ruim ficar passando mal, seja da forma que for, e para um vestibulando basta algo de diferente para sair da rotina de estudos e desandar todo o processo de dedicação ao vestibular. Portanto, o cuidado com a alimentação é importantíssimo nessa fase. Alimentos leves e saudáveis devem ser incluídos na dieta do estudante, além disso, a (re)educação alimentar é de grande valia. Aqui vão alguns hábitos para te ajudar:

. Alimente-se de 3 em 3 horas (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta). Lembre-se de sempre consultar um profissional em caso de mudança drástica na sua rotina de alimentação.

. Beba bastante água: um corpo hidratado não quer guerra com ninguém, né?

. Evite bebidas com cafeína se você já sabe que eles te deixam agitados ou mais ansioso. Opte por um café descafeinado, chocolate quente ou chás variados.

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Valorize seu sono

Dormir é o melhor remédio. Virar noites estudando para acabar com a matéria atrasada realmente te ajuda? Dormir 5 horas por noite é suficiente? Essas são questões que durante todo o estresse do ano de um vestibulando, nunca são vistas com um olhar crítico e só vão acontecendo cada vez mais e mais. Estudos comprovam que ficar sem dormir durante longos períodos afeta na concentração. Valorize sua noite de sono, se organize para desligar a mente pelo menos 1 hora antes de dormir, tome um chá de camomila ou até mesmo um banho quente para relaxar. Vá mudando aos poucos e veja o que é melhor para sua rotina. Olhe com atenção para esse ponto. Que tal? 😉

Meditação

“Não consigo meditar, minha mente não para!” Calma, você consegue sim! Lembra que o objetivo desse post é que você saia da zona de conforto, então respira fundo e faça esse exercício:

. Coloque uma mão no abdômen e outra sobre o tórax;

. Inspire calmamente enchendo os pulmões e sinta o ar passar da barriga até o peito;

. Expire calmamente e sinta o corpo liberar todo o ar;

Faça essa série quantas vezes achar necessário. Repita esse exercício pelo menos 3 vezes ao dia.

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