Grécia: Milhares de Imigrantes São Detidos em Estádio de Futebol

Ontem, um estádio de futebol em Kos na Grécia foi cenário de mais um acontecimento caótico referente aos imigrantes na Europa. Mais de 2 mil refugiados, a maioria sírios e afegãos, foram detidos no local. A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) estava no local e registrou desmaios devido à insolação e até um ataque epilético. Entretanto, a MSF teve que se retirar quando a polícia começou a utilizar bombas de efeito moral para tentar controlar a situação.

Julia Kourafa, porta-voz do MSF do estádio, disse: “esta é a primeira vez que vemos algo assim na Grécia – pessoas trancafiadas em um estádio e controladas por tropas de choque. Estamos falando de mães com crianças, de pessoas idosas. Ficaram trancados e expostos ao sol por muitas horas.”

Os imigrantes foram detidos no estádio na noite de terça-feira, dia 11 de agosto. A ideia era que todos fossem registrados, porém só havia três policiais para fazer os registros, o que tornou o processo extremamente lento. No dia seguinte, os refugiados ainda estavam lá. Desde o começo do ano, a Grécia recebeu mais de 120 mil pessoas oriundas de países africanos.

Os refugiados fazem o percurso pela Turquia até as ilhas gregas e depois partem para o restante da Europa. As autoridades gregas tentam registrar essas pessoas antes que elas partam para outros países. Mas devido à crise que atinge a Grécia, a polícia não dá conta de fazer o registro de todos os imigrantes, que acabam ficando presos nas ilhas.

A situação é mais grave do que aparenta. Na Turquia, há por volta de 1,6 milhões de sírios com intenção de fazer a travessia para a Grécia. Atualmente, as ilhas gregas são a maior porta de entrada dos refugiados para a Europa, superando até a Itália.

Para entender melhor as imigrações para a Europa, o QG vai fazer uma aula ao vivo e post com link 1gratuita no dia 26 de agosto. Confirme sua presença: http://bit.ly/DDImigrantesEuropa

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp