Gestão Pública em Questão no Brasil

QGnianos, o tema de redação da semana está disponívl! Hora de praticar! Todas as nossas redações são corrigidas pela Imaginie! Não vai perder essa, né? Para ter acesso às correções, você deve ser um QGniados do Curso Completo, Acesso Ilimitado, Curso Completo+Foca na Medicina ou Curso Completo+Foca nas Humanas. O pessoal do Completo tem 15 dias para enviar sua redação e a galera do Ilimitado 7 dias, ok? Agora chega e vamos trabalhar no tema: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual.

Atenção: Para os alunos do curso Completo, o prazo de entrega é até 12/08. Já para os alunos do Ilimitado, o prazo é até o dia 05/08.

Curso Completo: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 12/08/2018.

Ilimitado: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 05/08/2018.

Atente-se aos prazos do seu curso 😉 

Tema: Gestão Pública em Questão no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:

Gestão Pública em questão no Brasil.

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

(…) “a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas”. Dito de outra forma, esse é o profissional preparado para atuar nos processos de planejamento, organização e controle das atividades que dão sustentação administrativa para atividades-fim de órgãos públicos, ONGs ou mesmo empresas privadas (como em programas ligados à responsabilidade social) que se relacionam a políticas públicas, como segurança, educação, saúde, saneamento, habitação, ocupação territorial.

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/consulte-orientador/devo-fazer-gestao-publica-685149.shtml

 

TEXTO II

O mês de novembro de 2014 foi marcado por um dos maiores escândalos de corrupção na gestão pública da história de Santa Catarina. Graças à Operação Ave de Rapina, realizada pela Polícia Federal, 26 pessoas foram indiciadas, entre representantes de empresas da região e servidores públicos, em um esquema de pagamento de propina em troca de favorecimento em licitações e fraudes em contratos com a administração pública. Instituições como a Câmara de Vereadores, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis e a Fundação Cultural Franklin Cascaes foram afetadas, com base em provas coletadas ao longo de um ano.

Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/corrupcao-na-gestao-publica-subversao-de-proposito-que-custa-caro/96431/

TEXTO III

gestaopublicabrasil

Disponível em: http://www.diariodoengenho.com.br/politica-por-adelino-de-oliveira/

TEXTO IV

Para Lima (2006), “gestão é a capacidade de fazer o que precisa ser feito”. Em uma gestão pública não se pode esquecer a capacidade de se atentar e permanecer no posicionamento da organização planejada, para que assim, a missão possa ser cumprida, que neste caso primordial é o desenvolvimento da cidade em benefício ao povo que nela reside. Lima ainda acredita que uma boa organização na gestão pública está relacionada à uma alta capacidade de gestão, que por sua vez, relaciona-se com a “melhor relação entre recurso, ação e resultado”. Neste sentido pode-se dizer que quanto maior for a demanda, isto é, a necessidade de um planejamento eficiente no município, maior deverá ser a capacidade do gestor público, principalmente se os recursos disponíveis forem escassos.

Disponível em: http://www.infoescola.com/administracao_/gestao-publica/

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp