Galileu Galilei: 452 anos

Hoje, dia 15 de fevereiro, seria aniversário do físico e astrônomo italiano: Galileu Galilei. Ele foi muito importante para a Física, desenvolvendo conceitos primários do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Conta-se que Galileu observava as oscilações do lustre da Catedral de Pisa e resolveu medir o tempo de cada oscilação, comparando-o com o número de batidas do seu pulso. Assim, ele descobriu que mesmo as oscilações sendo menores, o tempo de oscilação continuava sempre o mesmo. Ele confirmou o experimento em casa, onde usou um pêndulo formado com uma pedra amarrada em um fio. Galilei também confirmou que o tempo de uma oscilação dependia do comprimento do fio. E assim, foi criado o primeiro relógio para medir a pulsação.

Em 1589, criticou os pontos de Aristóteles a respeito da queda livre e do movimento dos projéteis. Aristóteles acreditava que quanto mais pesado fosse um corpo, mais rápido ele cairia. Galileu deixou cair duas esferas do mesmo tamanho e de pesos diferentes da mesma distância e as duas caíram no chão ao mesmo tempo.

Galileu foi fundamental para o desenvolvimento da Astronomia. Ele construiu o primeiro

Fonte: Ilustração mostrando Galileu em 1638 (Mary Evans Picture Library)
Fonte: Ilustração mostrando Galileu em 1638 (Mary Evans Picture Library)

telescópio para observações astronômicas. Suas observações, mais uma vez, foram contra as crenças baseadas nos ensinamentos de Aristóteles. Foi ele quem descobriu que o planeta Vênus, assim como a lua, apresenta fases. Com isso, chegou à conclusão que a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico estava correta: o planeta gira em torno do Sol. A partir daí, passou a defender que não só a Terra girava em torno do Sol, mas os outros planetas também. Sua tese, que foi publicada no livro “Diálogo sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo”, foi condenada pela igreja e Galileu só não foi queimado vivo porque renegou sua pesquisa perante o Santo Conselho da Igreja.

Entenda melhor a contribuição de Galileu na Física:

Na cinemática, estuda-se o movimento analisando suas características, sem compreender sua causa. Na dinâmica, estudamos a relação entre a força e movimento entendendo melhor a origem do movimento. Galileu deixou várias contribuições científicas para a humanidade, como a difusão do modelo heliocêntrico de Copérnico e a invenção de alguns tipos de lunetas. Várias dessas descobertas serviram de referência para que Isaac Newton criasse as bases da mecânica com as três leis fundamentais que ficaram conhecidas como as Leis de Newton:

  1. Lei da Inércia – Todo corpo que está em repouso, tende a permanecer em repouso; todo corpo que está em movimento tende a permanecer em movimento; a não ser que um agente externo altere o seu estado de equilíbrio. A inércia caracteriza dois tipos de equilíbrio: o estático e o dinâmico. O equilíbrio estático ocorre com o corpo em repouso e o dinâmico com o corpo em movimento retilíneo uniforme. Nos dois casos a força resultante é igual a zero.
  2. Princípio Fundamental da Dinâmica: relação que existe entre a força aplicada em um corpo e a mudança na velocidade que ele sofre. A variação da velocidade sofrida por um corpo é diretamente proporcional à resultante das forças nele aplicadas.
    Então, quando há variação de velocidade, em um determinado intervalo de tempo, encontramos a aceleração desse corpo.
  3. Ação e Reação: Se um corpo A exerce força sobre um corpo B, este por reação, exerce em A, uma força de mesmo módulo, mesma direção porém sentido oposto. De acordo com Newton, não existe força que seja capaz de agir sozinha, pois, para cada força considerada ação, existe outra chamada de reação. Temos que lembrar que as forças de ação e reação ocorrem sempre em corpos distintos e por isso não se anulam mutuamente.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp