Gabarito Oficial ENEM 2017

QGnianos, chega de esperar, o gabarito oficial ENEM 2017 já está disponível e o QG trouxe para você.

Prova Azul Gabarito Prova Azul

Prova Rosa Gabarito Prova Rosa

Prova BrancaGabarito Prova Branca

Prova Amarela Gabarito Prova Amarela

Veja os comentários das provas:

Dia 1:

História

A prova manteve o foco de abordar assuntos como antiguidade clássica, Era Vargas, Regime Militar e escravos negros e indígenas. Porém, foi uma prova mais conteudista. As questões costumavam ser mais interpretativas, agora, foi muito necessário  que o aluno dominasse conteúdos específicos. A questão sobre a estilista Zuzu Angel chamou atenção por ser uma questão bem difícil.

O ENEM quebrou a expectativa de todos que esperavam que a Revolução Russa entrasse na prova, uma vez que esta completava 100 anos, mas o assunto não apareceu em nenhuma questão. Mesma coisa para a Reforma Protestante que completou 500 anos. Apesar das datas comemorativas terem um peso, são assuntos que não costumam aparecer no ENEM, o que pode explicar a ausência dos temas.

Geografia

A prova de Geografia trouxe uma mudança considerável, focou muito mais em Geografia Física, bem mais do que nos anos anteriores. Geralmente os alunos costumam focar em Geografia Política, mas pra esse ano, era importante saber balancear os dois campos da disciplina. A prova apresentou questões difíceis como sobre o transporte da soja, a questão da Palestina e sobre o comércio internacional.

Sociologia

A prova ainda se preocupou com a temática social, assim como nos outros anos, abordando a questão indígena, mulheres, demarcação de terras, políticas contemporâneas do Estado, entre outras. Uma questão que vale destacar é a sobre a demarcação de terras indígenas, onde o Estado demarca terras para essa população.

Filosofia

O conteúdo cobrado de Filosofia foi considerado mais tranquilo que o ano passado e nenhum tema pegou os alunos de surpresa. O foco maior da prova foi em política e tiveram questões explicitamente falando sobre Habermas e Rawls.

Algumas questões dependiam de repertório direto do aluno. Exemplo disso, foram as questões sobre Demócrito, era necessário saber da ideia de átomo, e Sócrates, era necessário saber o termo “dialético”. A presença escassa de filosofia moderna foi uma surpresa, aparecendo somente na questão sobre Kant.

Língua Estrangeira

As provas de Língua Estrangeira não apresentaram muitas mudanças. Porém, na prova de Inglês foi possível perceber como o conhecimento de mundo facilitaria responder as questões, por exemplo, ao citarem a pintora Frida Kaho. Além disso, a prova de Inglês não foi composta de textos densos, diferentemente da prova de Espanhol. Esta, por sua vez, apresentou textos maiores, falou da Espanha, Uruguai, misturando diversas culturas espanholas. Fora isso, a prova de Espanhol focou mais em gramática do que a de Língua Inglesa.

Linguagens

Foi uma prova mais densa, com textos mais longos, mas que ao mesmo tempo mostra como o ENEM vem se modernizando. A prova de Linguagens contou com figuras clássicas do ENEM, como Chico Buarque e Paulo Leminski, mas também trabalhou uma imagem de grafite. As questões mantiveram o caráter de cobrar muito texto publicitário, além de poemas, variações Linguísticas, a relação entre as línguas, função de linguagem, gêneros textuais e textos teatrais. A questão social marcou presença na prova, utilizando uma imagem super forte sobre a violência contra a mulher.

Dia 2:

Biologia

A prova de Biologia foi considerada um pouco mais simples, menos rebuscada em termos de conteúdo. Porém, ainda era necessário ter uma visão ampla da matéria e saber interpretar os enunciados. Uma questão que chamou a atenção foi a de raios solares que misturou Química com Biologia.

Física

Foi considerada a prova mais difícil do dia. Definitivamente mais difícil que nos anos anteriores. A prova costumava ser mais interpretativa, porém esse ano, além da interpretação, era necessário saber densamente o conteúdo. Ondulatória e análise gráficas apareceram aliadas em uma questão que chamou bastante atenção dos professores do QG.

Química

A prova foi mais conteudista, cansativa, porém não apresentou textos longos e densos. Eletroquímica e radioatividade eram temas esperados, mas foram cobrados de formas capciosas, em que o candidato deveria prestar atenção.

Matemática

Não foi uma prova diferente do que vimos nos anos anteriores.  Porém, em alguns pontos a prova  teve um nível de exigência alto. Os assuntos foram bem distribuídos, mas cobrados de forma bem aprofundada. Análise Combinatória foi uma das matérias mais presentes nas questões, e em algumas se apresentou de forma bem difícil, de maneira não costumeira.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp