Física no dia a dia

Calorimetria está entre os assuntos que são mais cobrados no ENEM na área de Física e nós já apresentamos todo o conteúdo didático para você ficar sabendo de tudo sobre o assunto.

Relembrando sobre a definição e os elementos que compõem este estudo da Física, agora você pode fazer um experimento para colocar em prática o que aprendemos no QG e aqui no blog.

Anota aí o que você vai precisar:

– 2 bexigas de ar (conhecidas como balão de festas);

– 1 vela branca;

– 1 prato ou um castiçal/porta velas;

– 500 ml de água;

Primeiro, acenda a vela e a coloque no prato. Faça esta etapa com algum responsável do lado, pelo amor! Não queremos nem um QGniano machucado 😉

Logo após, encha uma bexiga e a posicione próxima da vela por alguns segundos. Anote o resultado.

Em seguida, encha a outra bexiga com água. E a coloque novamente próximo da vela. Observe que a bexiga sofrerá algumas alterações em seu material, mas não estourará. O resultado é diferente do que ocorre com a primeira bexiga, não é?

Agora vamos explicar o porquê dos resultados observados no experimento:

A água dentro da bexiga absorve mais rapidamente o calor da superfície já que ela está diretamente em contato com o fogo. Assim, a água esquenta gradativamente impedindo que a camada do material derreta. A bexiga fica sem estourar até a água atingir a mesma temperatura da superfície, ocasionando o derretimento e logo após o estouro da borracha.

No primeiro caso, a bexiga estoura por não ter o elemento água que mantém o equilíbrio térmico necessário para evitar o dano à superfície.

Legal, né?

Faça este experimento e conte pra gente os resultados aqui nos comentários!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp