Filmes para assistir sem culpa

filmes

Estamos a menos de 3 meses do ENEM, e nessa reta final é muito comum ficarmos nervosos e inseguros com a prova. Mas calma! Não se desespere, agora é momento de otimizar os estudos e buscar outros métodos de aprendizagem para dar aquele gás! Pensando nisso, o QG do ENEM preparou uma lista de filmes pra você se distrair ao mesmo tempo em que estuda para os vestibulares. Confira! 

MATRIX 

Um dos clássicos das listas de filme para vestibular. Matrix é nada mais, nada menos, que a releitura da alegoria da caverna de Platão, e é super indicado para quem gosta de um filme com muita ação e muitas reflexões! 

O GERMINAL 

O germinal é um filme, inspirado no livro do autor francês Émile Zola. A história tem como base a Revolução Industrial, e mostra as condições de trabalho da época, a exploração, a organização política e sindical e a animalização do homem. Se você curte um filme mais histórico, esse é perfeito para você!

 O LABIRINTO DO FAUNO 

Para quem curte um filme mais fantasioso e com um ar de suspense, O labirinto do fauno é uma ótima indicação! A obra se passa durante a guerra civil espanhola e sua narrativa é uma importante resistência ao fascismo. 

13 REASONS WHY

Por mais que seja uma série, a obra em questão traz à tona um assunto, infelizmente, considerado como tabu por família e instituições escolares: a depressão e o suicídio entre os jovens. A Netflix disponibilizou uma nova temporada da série e vale a pena dar uma conferida para revermos alguns paradigmas sobre a relação ensino e saúde mental.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS 

O enredo de Sociedade dos Poetas Mortos é ambientado em um colégio interno extremamente rígido e tradicional. No entanto, sob o conceito de “Carpe Diem”, e através de um modelo de ensino libertador, o professor de inglês John Keating transforma a vida de seus alunos, que até então tinham seus sonhos e paixões castrados. Para quem gosta dessa temática, o livro “O Ateneu” de Raul Pompéia pode ser um ótimo adicional! 

LITTLE MISS SUNSHINE 

Little Miss Sunshine nos propõe uma reflexão acerca da ditadura da beleza na sociedade atual. O filme transmite uma importante lição de sermos quem nós realmente somos, desconstruindo os padrões que nos são impostos.

MOONLIGHT 

Vencedor de três categorias do Oscar, o filme explora dentro de um recorte racial e social, questões como a sexualidade, afetividade e identidade. Além disso, Moonlight provoca uma reflexão muito importante a respeito do determinismo e do amor, sendo considerado um dos filmes mais libertários do cinema americano. 

A LISTA DE SCHINDLER

A lista de Schindler é um filme narrado durante a Segunda Guerra mundial, na Alemanha. O filme conta a história do alemão Oskar Schindler, que viu em sua influência dentro do partido nazista, uma forma de salvar a vida de milhares de judeus. 

NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA 

Nise: o coração da loucura, fala sobre a história de Nise da Silveira, uma psiquiatra que era contra os tratamentos convencionais dos manicômios. Nise desenvolveu no setor de terapia ocupacional uma nova forma de lidar com seus pacientes através da arte e do amor. Para quem gosta desse tema, ler os poemas de Stella do Patrocínio pode agregar muito!  

A GAROTA DINAMARQUESA 

A garota dinamarquesa é um filme inspirado na vida de Lili Elbe, a primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de sexo, em 1926. Se hoje em dia ainda enfrentamos muitos preconceitos, imagina no início do século passado? Excelente forma de se pensar sobre as dinâmicas de gênero e sexualidade. 

DESMUNDO

Desmundo narra a história de diversas órfãs que foram mandados pela coroa portuguesa, ao Brasil na época da colonização. Essas meninas eram obrigadas a casar com os colonizadores sob apoio não só do Estado português, como também da Igreja. Dessa forma, o filme aborda as relações sociais e o cotidiano na colônia, a religiosidade, e os conflitos entre a metrópole e a colônia.

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO 

Estrelas além do tempo conta a história de três cientistas negras, que contribuíram pra conquista espacial no contexto histórico de Guerra Fria. O filme aborda temas como segregação racial, machismo, tecnologia e ciência. Além disso, é uma ótima forma de conhecer mais mulheres que atuam ou atuaram na ciência.

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp