FIES muda regras para facilitar preenchimento de vagas

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) terá inscrições antecipadas para os dias 14 e 17 de junho deste ano, dois meses antes do previsto. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as regras do FIES estão mais flexíveis para que todas as vagas sejam preenchidas, pois das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, no primeiro semestre, sobraram metade.

Representantes das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular acreditam que um conjunto de fatores contribuíram para que aproximadamente 115 mil vagas do primeiro semestre de 2016 não fossem preenchidas. Entre os fatores estão as áreas prioritárias para o MEC, a renda per capita máxima de 2,5 salários-mínimos e a pontuação mínima necessária de 450 pontos no Enem, a distância entre a data dos vestibulares de Medicina (curso com forte potencial de adesão ao Fies) e a abertura do período de inscrições do financiamento. 

As Entidades Representativas do Ensino Superior Particular indicam algumas estratégias para que a ociosidade das vagas oferecidas possa diminuir:

– Redução da nota mínima de 450 para 400 pontos;

– Renda per capita de três salários mínimos;

– Que os estudantes tenham a opção de determinar o valor do financiamento em 50%, 75% ou 100%, já que atualmente o valor é determinado pelo MEC;

– Controle da Lista de Espera de responsabilidade das instituições de ensino que oferecem as vagas, pois é o MEC quem controla tais dados.

No dia 31 de maio, serão divulgadas as vagas selecionadas pelo MEC. O resultado do processo seletivo regular será divulgado no dia 20 de junho. Os estudantes da cidade do Rio de Janeiro contarão com calendário diferenciado devido aos Jogos Olímpicos que serão no mesmo mês. Vale apontar, que o calendário para os estudantes da cidade do Rio de Janeiro ainda será divulgado.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp