Quando começar a estudar para o ENEM 2019?

estudar para o enem

A experiência de um ano de pré-vestibular é muito conturbada além de ser beeem corrida e a pergunta que não quer calar sempre é “Quando começar a estudar para o ENEM 2019?”. Ás vezes, pode bater uma incerteza entre aproveitar mais um tempinho de férias ou já começar os estudos para os vestibulares do ano que vem e, para isso, criamos um guia para poder auxiliar na decisão de quando a preparação deve iniciar-se.

É importante ressaltar que não existe uma data padrão ou um mês de exemplo para todos os alunos. Alguns preferem manter um ritmo mais intenso, estudando em menos tempo, e outros preferem ir com calma e, por isso, começam a estudar desde cedo. Por via das dúvidas, nós do QG do ENEM já disponibilizamos os cursos de 2019 para os vestibulandos poderem se adequar a quaisquer exigências de cronograma de estudos.

Quando o aluno for se planejar, é sempre importante reservar um tempo significativo no mês antes do ENEM para poder revisar a matéria do ano e chegar fresquinho na prova. Além disso, é importante manter o ritmo contínuo de estudos. Não é aconselhável o vestibulando se programar para estudar muito no início do ano para poder chegar no meio e desacelerar. É muito saudável planejar uma rotina de estudos contínua para desenvolver o hábito do cérebro e ajudar na aprendizagem.

Outro ponto importante é se programar para ter um periodozinho de férias no meio do ano, até porque ninguém é de ferro, não é verdade? Conte sempre com um espaço de 2 a 3 semanas de descanso para poder maximizar a absorção de conteúdo, concedendo um descanso ao cérebro.

Como já dito, não possui um padrão para todos os vestibulandos de quando começar a estudar. Como sempre dizemos, “estude do seu jeito e saia na frente”, isso quer dizer que prezamos pela autonomia dos estudantes na hora de planejar os estudos para o ENEM (como o nosso plano personalizado), mas aqui vai a síntese de nossas dicas para você se programar para o ano:

  • Reservar um período de revisão em outubro;
  • Reservar um período de recesso no meio do ano para descansar o cérebro;
  • Manter um ritmo contínuo de estudos para formar um hábito;
  • Respeitar sua autonomia, por mais que outros vestibulandos estejam estudando de maneira diferente;

Bons estudos!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp