Saiba onde e como estudar para o Enem de graça online

estudar para o Enem de graça online - um estudante mexendo no computador.

Você sabe como estudar para o Enem de graça online? Atualmente, a internet pode ser uma alternativa. Existem inúmeros sites, artigos, blogs e listas de exercícios disponíveis de forma gratuita para auxiliar os estudantes que optam por se preparar sozinhos para a prova

E se você é um desses estudantes, veio para o lugar certo! Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de como você pode estudar para o Enem de graça online. Confere aí! 

Dicas de como estudar para o Enem de graça online 

1. Estude por blogs 

Você pode encontrar muito conteúdo de valor e 100% gratuito em blogs relacionados à educação. Normalmente, nesses sites, há desde dicas gerais sobre o Enem e profissões até artigos explicativos sobre conteúdos de variadas matérias. 

A partir deles, você pode absorver conhecimento, obter informações sobre o exame e até utilizá-los como material didático. 

Separamos alguns blogs que possuem ótimos materiais para te ajudar nos estudos: 

QG do Enem 

O QG do Enem possui tudo sobre o Enem e as melhores dicas para você aplicar na sua rotina de estudos. O blog te ajuda a estudar da sua maneira e de forma online. 

Imaginie 

No blog da Imaginie você encontra dicas de Língua Portuguesa e de como montar uma rotina de estudos, correções de redação e outros materiais sobre o Enem. Tudo de forma 100% gratuita. 

QueCurso 

O blog do QueCurso, além de possuir tudo sobre carreiras e profissões, também disponibiliza dicas de especialistas sobre o Enem e as diversas áreas do conhecimento. 

2. Leia artigos científicos 

Um diferencial para se dar bem no Enem, é expandir os horizontes, ou seja, não se limitar ao que é solicitado em materiais de apoio ou editais, mas ir além. Os artigos científicos são uma ótima opção para isso. 

Assim que você estudar um assunto, como da área de ciências humanas ou biológicas, procure algum artigo científico atualizado para saber mais detalhes e obter mais repertório sobre o conteúdo. 

Alguns sites que podem te ajudar a encontrar esses artigos: 

SciELO

O SciELO trata-se de uma biblioteca eletrônica criada para facilitar a comunicação das publicações científicas entre países em desenvolvimento. 

Nele você encontra artigos de diversos países e pode efetuar pesquisas dos mais variados assuntos. 

Google acadêmico

É um mecanismo do Google voltado especialmente a atender os estudantes. Ele reúne artigos científicos, dissertações, periódicos de universidades, monografias, teses e capítulos de livros. 

Biblioteca Digital de Tese e Dissertações 

Mais conhecida como BDTD, a biblioteca digital reúne trabalhos acadêmicos produzidos pelas instituições de ensino e pesquisa brasileiras. 

A busca na plataforma é simples e objetiva. Basta digitar o assunto que deseja pesquisar e os resultados serão apresentados

3. Faça simulados 

Pensa comigo, se você fosse fazer uma maratona daqui um mês, o que você faria para se preparar? Iria correr alguns quilômetros todos os dias, fazer exercícios e simulações da maratona para ter certeza de que estará preparado, certo? 

Na preparação do Enem funciona mais ou menos assim. Ou seja, para se preparar para a prova, você precisa fazê-la várias vezes, mas de forma simulada, e é para isso que servem os simulados.

Porém, os estudantes que optam por estudar para o Enem de graça online e não possuem os simulados programados pelas instituições de ensino, podem encontrar tudo isso facilmente na internet. Se liga em alguns exemplos! 

Brasil Escola 

No Brasil Escola, você mesmo pode montar o seu simulado online! É super simples: é só acessar o site, selecionar o número de perguntas que se pretende colocar em cada disciplina e apertar em “gerar simulado”. 

Mundo Educação 

No Mundo Educação, você tem acesso a diversos simulados das diferentes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza; Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. Além de possuir simulações do primeiro e segundo dia do Enem. 

Sejabixo 

O Sejabixo possui inúmeros simulados online e grátis de diferentes matérias, como biologia, química, matemática etc. Além de disponibilizar questões avulsas e desafios para os estudantes. 

4. Assista videoaulas 

Quem pretende estudar para o Enem de graça, pode encontrar nas videoaulas a melhor opção de estudo. Muitos professores trabalham no YouTube disponibilizando aulas gratuitas com conteúdos completos e de muita qualidade. 

O melhor de tudo, é que você pode assisti-las quantas vezes precisar e revê-las sempre que quiser. Se liga em alguns canais que separamos para você: 

Biologia Total com Prof. Jubilut 

No canal do Prof. Jubilut, você encontra tudo sobre Biologia de uma forma leve, completa e descontraída. 

Física Total 

Muitos estudantes, ao pensar em estudar sozinhos, temem não conseguir compreender matérias de exatas. Porém, com o canal Física Total, isso não é um problema. 

Lá você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o Enem e a prova de física, o que é mais cobrado e mais merece sua atenção ao longo dos estudos. 

Se Liga

Nesse canal, o Professor Walter Solla aborda todos os conteúdos de História de forma aprofundada. 

Lá você encontra aulas incríveis, exercícios com resolução comentada, correções detalhadas de redação, simulados, plantão de dúvidas e todo o apoio que você precisa para estudar! 

Benefícios de estudar para o Enem de graça online 

Estudar online demanda muita disciplina, comprometimento e organização. Isso, por vezes, faz alguns estudantes optarem por entrar em algum cursinho preparatório pela facilidade em receber um plano de estudos, horários e simulados pré definidos.

Entretanto, estudar online e de graça possui seus benefícios, são eles: 

  • horários flexíveis à sua rotina;
  • cronograma de estudos adaptado à prova que se pretende fazer;
  • plano de estudo de acordo com seus pontos fortes e fracos em cada área do conhecimento;
  • estudos otimizado; 
  • zero gastos com deslocamento, transporte, mensalidade e materiais. 

Gostou de saber como estudar para o Enem de graça online? E para te auxiliar ainda mais nesse assunto, que tal conferir o nosso próximo artigo sobre os melhores canais do YouTube para estudar onde e quando quiser

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp