Estudar no Carnaval?

Desculpa, terei que começar dizendo que… sim. Para muitos, essa semana é como uma espécie de mini férias antes de começar o ritmo frenético do ano de vestibular e muitos se veem ansiosos para poderem descansar desse período inicial, porém é sempre bom esclarecer algumas coisas. Mas afinal, estudar no carnaval?

Mas e os blocos? As festas? Ou somente a Netflix? É para abandonar tudo??? Calminha, nada disso. Não seríamos tão malvados assim de falar para vocês ficarem trancados em casa a semana toda e nem para deixarem de curtir o que tem que ser curtido nessa festa popular mais que brasileira. No entanto, nos preocupamos com o desempenho dos nossos qgnianos lá no final do ano e buscamos sempre fazer essa espécie de acompanhamento com vocês aqui pelo blog.

A preparação para ano de vestibular tem que se dar de maneira contínua, esse é o ponto. O cérebro do aluno tem que ser treinado tal qual um músculo, segundo estudos da neurociência. De início, você pode achar impossível estudar 4 horas por dia, por exemplo, mas com a prática, seu sistema cognitivo vai absorvendo aquilo através do hábito e quando perceber, já vai estar indo bem além dos seus limites.

Por isso, é importante sim não largar os estudos nessa semana. Nem que seja antes de sair para o bloco, ou antes de maratonar aquela nova série, seja o que for: não perca o hábito. No entanto, também não se preocupe tanto. Aqui vão algumas dicas de como organizar os estudos durante o Carnaval:

  1. Separe em um papel a meta de matérias e assuntos que você quer estudar na semana
  2. Encontre um horário confortável na sua agenda do feriadão para que não seja algo forçado
  3. Redistribua pela semana os horários de estudo para não sobrecarregar um dia
  4. Priorize matérias que você esteja mais atrasado ou que você tenha mais dificuldade, para fortalecer a base antes de começar a correria de pré-vestibular

De resto, qgnianos, aproveitem bastante o Carnaval!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp