Estrutura textual: tipos de coesão

tipos de coesão

Para se construir bons textos de maneira clara e fluída, é essencial ter conhecimento dos recursos linguísticos para realizar uma boa estrutura textual. Esta é composta por diversos fatores, mas principalmente pela coesão e pela coerência. Pensando nisso, o QG elaborou uma matéria com os principais tipos de coesão para você arrasar na redação do ENEM. Confira! 

A coesão consiste numa ligação harmoniosa entre os elementos de um texto, para assim a comunicação ocorrer de maneira clara e sem ruídos. Ela pode ocorrer de algumas formas que serão expostas abaixo, observe:  

tipos de coesão

COESÃO POR CONJUNÇÃO  

Talvez uma das mais famosas entre os alunos, a coesão por conjunção ocorre quando o emprego de uma conjunção estabelece uma relação de sentido entre termos.  

Exemplos: 

Embora esteja chovendo, vou ao Centro.  

O vírus não se disseminou porque houve medidas sanitárias urgentes. 

O pai fez o almoço, mas a criança não quis comer  

 

COESÃO POR SUBSTITUIÇÃO 

A coesão por substituição tem como objetivo evitar a repetição de termos, e assim deixar seu texto menos maçante e mais dinâmico. Ela pode ocorrer principalmente através da anáfora, que consiste no emprego de termos ou expressões que retomam o que já foi dito anteriormente.  

Exemplos:  

Maria Júlia decidiu não se casar. Para ela, é possível ser feliz sem o matrimônio.  

Os manifestantes furaram o bloqueio policial. Eles reivindicavam melhores condições de trabalho.   

Raul encontrou um bebê na porta de sua casa e cuidou dele até a maior idade.  

 

COESÃO LEXICAL 

A coesão lexical consiste no emprego de substantivos, adjetivos, pronomes, hipônimos ou heterônimos, para substituir um termo já dito anteriormente. 

Exemplos:  

Paris é um dos destinos mais procurados pelos casais apaixonados. A Cidade Luz é capital da França e encanta, principalmente, por seus pontos turísticos e sua tradicional gastronomia. 

 

COESÃO POR ELIPSE 

A coesão por elipse, assim como a por conjunção, é muito utilizada pelos estudantes. Ela consiste na omissão de um termo de modo que não interfira no entendimento do texto e evite repetições.  

Ao mesmo tempo que Camila preparava o almoço, atendia o telefone.  

Maria tem 3 filhos, o mais novo tem 9 anos, o do meio 15 e o mais velho 19.  

 

Por fim, ter domínio sobre os elementos coesivos é essencial para garantir uma boa nota na redação do ENEM. Se você ainda tem dificuldades nessa área, ainda dá tempo de você conhecer os novos planos do QG e se preparar para o exame. Para conhece-los clique aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp