Estratégias para o SISU

Confira algumas estratégias que podem te ajudar na inscrição do SISU

1199
Postado: 22 de janeiro, 2020
estratégias para o sisu

Depois de um ano intenso de estudos, chegou a grande hora de pegar a nota do ENEM e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) que ocorrerá nos dias 21, 22, 23, 24, 25 e 26. Pensando nisso, nós do QG elaboramos uma matéria com algumas estratégias que podem te ajudar na hora da inscrição do SISU. Confira! 

 

  1. ACOMPANHE  

Todos os dias, o SISU atualiza a nota de corte para os cursos com base nas inscrições que cada um está recebendo. Por isso, mesmo depois de inscrito, sempre visite o site do SISU para acompanhar qual é a nota de corte, pois ela que dita se você está dentro da zona de classificação ou não. Dessa forma, estar sempre atento a isso é uma ótima arma na hora de montar estratégias.  

estratégias para o sisu 

2. PRIMEIRA E SEGUNDA OPÇÕES  

Reflita bastante sobre suas opções de cursos e opções de universidades. Caso você não seja classificado em nenhuma das duas, você terá que escolher apenas UMA opção para ir para a lista de espera, então estude a zona de classificação e em qual delas você terá mais chance de ser convocado. Além disso, vale lembrar, que se você tiver nota para passar nas suas duas opções, a que você será chamado é a PRIMEIRA 

 

3. SE INFORME 

É muito importante antes de nos inscrevermos, procurarmos informações sobre o curso e a universidade. Quais são os horários oferecidos? Tem noturno ou é só integral? Quanto tempo usarei para me deslocar até a faculdade? Como é a grade curricular? O que aprenderei? Tudo isso são fatores relevantes na hora da inscrição, e servem para refletir se nossas opções são viáveis e possíveis.  

 

4. ESPERE  

Não adianta se inscrever para qualquer curso no SISU, só para ingressar logo na universidade, pois você pode se desmotivar e ficar até 6 meses fazendo algo que não gosta. Primeiro veja as reclassificações dos anos anteriores, e se sua nota está próxima do corte ou não. Com isso, você pode entrar em alguma reclassificação, já que em muitos cursos há até 5 chamadas da lista de espera, e de quebra você ainda espera menos tempo para fazer o que gosta!  

 

5. ALTERAÇÕES 

Prefira fazer alterações nos primeiros dias e evite fazer no último dia. Isso porque quando chega no último dia, as inscrições já estão mais estabilizadas e fazer qualquer alteração pode ser um tiro no escuro. Então programe-se para estar com suas inscrições acertadas até o dia anterior ao término do prazo.

 

Por fim, tenha muita tranquilidade, planejamento e suas próprias estratégias para o SISU, pois eles serão seus maiores aliados!  

 

COMPARTILHE
Artigo anteriorComo se inscrever no SiSU?
Próximo artigoA atual crise do tratamento de água.
Avatar
Graduanda em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É apaixonada pela cultura e história da América Latina e sonha em conhecer todo esse continente. Além disso, tem interesse pela área das artes e pela área da comunicação. Seu objetivo de vida é ser professora e fazer diferença na vida das pessoas.