Espírito Natalino e Hormônios Biológicos

natal

A chegada do Natal para a maioria das pessoas é sempre especial e considerada uma das épocas do ano de maior união, seja familiar ou entre amigos. É uma época em que presentear é natural, e o ato de dar e receber vira algo comum. E assim, as pessoas vão sendo tomadas por aquilo que chamamos de “espírito natalino”, e ele simbolizaria justamente esse amor, união, generosidade e felicidade que rodeia o Natal. Mas será se isso tem algum efeito em nós? Será se esse espírito natalino melhora nossa vida de alguma forma?

A verdade é que de fato o clima natalino traz um bem estar para a maior parte das pessoas. Isso de modo mais genérico pode ser explicado pela família reunida, ganhar e dar presentes, a crença das crianças em uma figura natalina como o Papai Noel, a comida gostosa, entre outras coisas comuns nessa data comemorativa.

natal

Entretanto, por trás disso, existe uma explicação biológica para esse bem estar e essa felicidade que vem junto desse tal “espírito natalino”. Vamos descobrir?

Existem quatro hormônios/neurotransmissores que estão ligados com bem estar, saúde mental e felicidade, eles são conhecidos como o “Quarteto da Felicidade”, sendo eles: serotonina, oxitocina, endorfina e dopamina. E surpreendentemente, todos eles podem ser liberados no Natal:

  • Serotonina: É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão. É liberada principalmente quando nos sentimos importantes, quando estamos alegres, quando temos companhias e quando relembramos momentos felizes.

No natal, esse hormônio é liberado por não estarmos sozinhos, ser presenteado também é uma forma de se sentir especial e importante, quando a família decide relembrar e contar histórias de momentos bons que viveram, além da alegria contida no clima natalino.

  • Oxitocina: É um hormônio conhecido por estar ligado com vínculos emocionais, e famosa por ser o “hormônio do abraço”. É liberada justamente quando recebemos abraços, outro exemplo é dar ou ganhar presentes, quando criamos ou melhoramos vínculos e relacionamentos.

Claramente, é um dos hormônios mais ligados com o Natal, porque além de recebermos muitos abraços, ganhamos e damos presentes, e acaba que aprimoramos vínculos familiares nesse dia.

  • Endorfina: É um hormônio que age em combate a tensão e a dor física, aliviam a ansiedade e funcionam como um analgésico/sedativo (semelhante à morfina), diminuindo assim a sensação de dor ou dando uma sensação de felicidade. É liberada por meio do riso, do canto, da dança, da união social e trabalho em equipe.

No dia de Natal, rir é algo que normalmente acontece, cantar e dançar não estão fora de cogitação também. Além de que a união da família também ajuda a liberar endorfina.

  • Dopamina: Além de estar ligada com prazer (famosa por ser “mediadora de prazer”), está relacionada com metas e cumprir objetivos. É liberada quando fazemos coisas que nos dão prazer, quando realizamos ou cumprimos objetivos e celebramos tal ato.

No natal, esse hormônio pode ser liberado com acontecimentos “bobos” como comer uma comida gostosa e típica do natal (que não comemos o ano todo, como rabanada), receber um presente que desejava muito (principalmente as crianças que realizam o pedido que fizeram ao Papai Noel).

Dessa forma, fica claro que o espírito natalino é mais do que uma palavra inventada, de fato o Natal pode ter efeito em nosso organismo e desencadear sentimentos bons em nós. Além de ajudar no nosso bem estar e saúde mental.

Curiosidade: Filmes natalinos também liberam hormônios como oxitocina e dopamina.

Gostou? Clique aqui para ler outras matérias do blog.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp