Escolhendo a Profissão

Você está lá de boa, vivendo sua adolescência e de repente: BOOM. Você se depara com uma grande escolha, a escolha da profissão. Escolhemos nossa carreira ainda muito novos com 16/17 anos, o que gera uma grande ansiedade. Algumas coisas podem ser feitas para que a pressão seja um pouco menor.

  1. Esta não é a escolha da sua vida – não se pressione achando que agora é o ponto de partida para tudo. Assim como você mudou muito dos 10 aos 17 anos, você vai mudar muito dos 17 aos 20 anos e pode ser que o curso escolhido não seja mais o desejado. Tudo bem, você não vai jogar esse conhecimento fora, vai abraçá-lo e levá-lo contigo para outros caminhos. Entenda que esta escolha, é só uma escolha das muitas que você ainda fará. Não pense muito em se arrepender ou não, pense que para agora, é isso que você quer.
  2. Pesquisar sobre a profissão é fundamental, mas cuidado para não glamourizar os profissionais da área. As vezes nos apaixonamos tão cegamente por uma atividade, que ficamos deslumbrados. Mas temos sempre que pesar. Tente ver o dia-a-dia de uma pessoa naquele ambiente, vivencie a rotina por um dia. No dia seguinte, sente e reflita sobre o que você acharia de ter aquele dia todos os dias, repetidamente e cansativamente.
  3. Dê uma procurada no mercado de trabalho. Veja funções ou até instituições nas quais você gostaria de trabalhar. Dê uma pesquisada em vagas de estágio no Linkedin e em outros sites de emprego, leia a descrição das funções e veja o que acha.
  4. Faculdade tem abordagens diferentes mesmo sendo o mesmo curso. É importante você olhar a grade do curso, ver o que acha e qual tipo de abordagem será a mais completa para você.
  5. Nenhum curso é perfeito. Nós sempre teremos que encarar matérias que não nos interessa muito e que achamos inúteis. Mas no fundo, se está na grade é porque é importante, e é só por um semestre, você vai sobreviver.
  6. Esteja sempre aberto ao que mundo lhe apresenta. As vezes ficamos tão focados em apenas uma opção de curso, que esquecemos que há ainda outros ao nosso redor que podem ser tão interessantes ou melhor quanto o escolhido.

Respirem e relaxem!!!

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp