Entenda o que é intertextualidade

intertextualidade

A intertextualidade é um dos conteúdos mais presentes em provas de vestibulares, seja em linguagens, seja em humanas. No entanto, nem todos entendemos as referências e a importância da intertextualidade na formação do aluno, e pensando nisso, nós do QG preparamos uma matéria para você entender mais sobre esse conteúdo. Confira!  

A intertextualidade é um ramo da Linguística Textual que consiste nas relações e influências de um texto sobre outro, podendo aparecer em charges, poemas, notícias jornalísticas e até mesmo propagandas. Nesse sentido, podemos classificar a intertextualidade em dois grandes grupos: implícita e explícita.  

INTERTEXTUALIDADE IMPLÍCITA  

Nesse tipo de recurso linguístico, a referência não é de entendimento óbvio, sendo bem sútil. Isso faz com que seja necessário ter um conhecimento de mundo ampliado e bastante atenção para uma melhor compreensão.   

INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA  

Nesse tipo, a referência é clara e direta, o que permite que o leitor a identifique sem grandes esforços. Assim, não é necessário nenhum conhecimento prévio nem tanta atenção para identificar a alusão em questão.  

intertextualidade

Além disso, a intertextualidade pode aparecer de diferentes formas, as principais são:  

CITAÇÃO 

Na citação a intertextualidade é feita de maneira direta, com a transcrição de partes de um outro texto. No entanto, vale lembrar que essa transcrição deve vir acompanhada por aspas ou estar em itálico.  

ALUSÃO  

Na alusão, a intertextualidade é feita de maneira indireta e simbólica. Assim, para construí-la usamos referências de elementos de um texto em outro.   

PARÓDIA 

Caracterizada pelo seu tom humorístico e irônico, a paródia consiste em uma releitura de uma composição literária de maneira satírica.  

PARÁFRASE 

A paráfrase é um recurso muito aplicado pelos vestibulandos nas redações e consiste na recriação de um texto com suas próprias palavras, mas mantendo a ideia central. Dessa forma, você demonstra conhecimento de mundo, mas o expressa de maneira pessoal.  

CROSSOVER 

O crossover é um recurso que ganhou bastante projeção no mundo do entretenimento. Isso porque consiste no cruzamento de personagens de mundos fictícios diferentes em um só, o que ocorre muito em filmes e séries, principalmente as de super herói. 

 

Dessa forma, para não deixar nenhuma referência escapar, vale lembrar que é necessário sempre estar se atualizando e se informando sobre o que ocorre no mundo e sobre produções culturais. Assim, entender como a intertextualidade se comunica, se tornará muito mais fácil.  

Gostou das dicas? Continue acompanhando o Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp