Entenda o processo de aquecimento de um micro-ondas

micro-ondas

Ah, o micro-ondas! Salvador de quem tem preguiça de cozinhar, sua praticidade facilita no almoço de muitas pessoas, seja esquentando comidas já prontas ou refeições industrializadas. Como tudo no mundo envolve física, vamos ver quais são as explicações para o fenômeno de aquecimento de um micro-ondas.

A principio, se você questionar a alguém sobre esse processo, é capaz de te responderem: “o micro-ondas esquenta por ressonância”, o que na verdade é um equivoco, mas chegaremos nesse ponto. Nesse caso, o micro-ondas, através de uma peça chamada magnétron, gera micro ondas magnéticas com frequência de 2.45GHz, que entra em ressonância com as moléculas de água presentes nas comidas, agitando-as e, consequentemente, aquecendo.

micro-ondas

A ideia de que o micro-ondas aquece por ressonância já apareceu inclusive em um enunciado de questão do Enem. A ocasião ocorreu em 2011, a questão cobrava o comprimento de onda da micro-onda presente no forno.

Porém, de acordo com o Prof Felipe G. Ben da UFRGS, o aquecimento dos alimentos não se dá por ressonância! Em seu artigo publicado em agosto de 2019, o professor explica que o aquecimento acontece por conta de um fenômeno chamado aquecimento dielétrico.
A explicação de funcionamento por ressonância é incorreta porque as micro-ondas estão muito abaixo da frequência das moléculas da água, que atuam em 1THz, enquanto nos fornos, a frequência padrão é a de 2.45GHz, pois não atrapalham as telecomunicações.

O aquecimento dielétrico, acontece quando uma molécula polar é inserida em um campo elétrico e, por conta disso, tende a girar no sentido do campo. Logo, as ondas de micro-ondas rotacionam as moléculas, que colidem umas com as outras transferindo energia e aumentando sua agitação. Dessa forma, acontece o aquecimento do alimento no forno.
Para complementar o assunto, não deixe de conferir os episódios do QGenial, onde o professor Joca explica o aquecimento dielétrico e ondas eletromagnéticas.

Por fim, é importante ressaltar que o artigo é recente (pouco mais de um ano), então, as chances de aparecer uma questão envolvendo o aquecimento dielétrico em um forno micro-ondas não são altas, pelo menos por enquanto. Com isso os estudantes QGnianos devem estar atentos também ao método da ressonância.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Exatas QG do Enem, onde tratamos sobre física, química e matemática de forma mais aprofundada, com correção de redação e resumão sobre os assuntos. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp