Entenda como funcionam as vagas da USP pelo ENEM

Desde o ano passado, parte das vagas para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) passou a ser destinada para o Sistema de Seleção Unificado (SISU). De acordo com a última resolução do vestibular, vigorada em 2015, 13,5% das vagas foram direcionadas aos alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Fora as vagas destinadas aos candidatos que prestaram o tradicional vestibular da FUVEST.

A mudança representa uma série de novas regras e acrescenta diversas vantagens para aqueles que desejam estudar na maior e melhor instituição pública do Brasil. Esta nova forma de ingresso privilegia principalmente os estudantes de escolas públicas. Além de ampliar as formas de entrada nos cursos de graduação, tem por objetivo, dar mais oportunidades a jovens de todo o país.

As vagas de entrada pelo Enem são especificamente destinadas a alunos que completaram os três anos do ensino médio em escolas públicas. Uma pequena parte das vagas para alguns cursos da USP contemplam alunos que, além de terem feito o ensino médio na rede pública, se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.

Com a novidade, o candidato não precisa mais passar pelas duas etapas do processo de seleção e também não necessita mais sair de sua cidade de origem para prestar o vestibular. Fator que impossibilitava muitos alunos de realizarem o vestibular da FUVEST, que era aplicado somente no estado de São Paulo.

Essa nova resolução também oferece a oportunidade do estudante tentar ingresso duas vezes, através das duas formas de entrada na universidade: Enem e Fuvest. Porém, caso seja aprovado em cursos distintos, só terá a possibilidade de fazer matrícula em um deles.

Os candidatos que prestaram o ENEM 2015 e desejaram ingressar na USP neste ano (2016) tiveram acesso a 11.057 vagas dentro das vagas totais disponíveis no SISU. Dos 143 cursos de graduação da universidade, 85 decidiram aderir o ENEM parcialmente, e 58% mantiveram sua totalidade de vagas no processo seletivo tradicional (FUVEST). A faculdade de medicina da cidade de São Paulo, por exemplo, se recusou a aderir está mudança.

A utilização parcial do ENEM para acesso a Universidade de São Paulo (USP) foi encarada como caráter experimental. Neste ano, ainda não há definição exata sobre a possibilidade de continuar aderindo ou não o exame nacional para entrada na universidade. Em 2015, a participação da instituição gerou polêmica, uma vez que a nota de corte para o Sisu foi muito alta e sobraram vagas (leia a matéria completa aqui).

Veja algumas informações sobre USP:

infografico_usp (2)
Fonte: Site Usp

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp