Entenda como funciona a supervelocidade dos heróis!

a supervelocidade

No universo dos super heróis, a supervelocidade é um poder bastante comum, dando ao usuário a capacidade de correr em velocidades extremas e tornando os usuários do poder capazes de serem mais rápido que um piscar de olhos. Porém, como a maioria dos poderes, a supervelocidade não daria certo em um humano comum, seja por limitações físicas ou por questões que envolvem a própria atmosfera terrestre.

Inicialmente, a supervelocidade pode ser interpretada como um poder que dá ao usuário a capacidade de se locomover em velocidades absurdas, podendo superar a velocidade do som, equivalente a 343 m/s. Os heróis que contem esse poder são: The Flash (DC), Mercúrio (Marvel), Trem-Bala (The Boys) etc.

Um dos segredos por trás desse poder é a aceleração. Para o Flash alcançar velocidades extremas, ele precisa de uma aceleração extrema e em um curto período de tempo. Para o herói acelerar, ele produz muitos Newtons em muito pouco tempo. Uma pessoa comum não conseguiria executar essa força, ao contrário, a pessoa quebraria a perna (e provavelmente todos os ossos) no instante em que tentaria se locomover.

a supervelocidade

Imagine a cena: o herói Mercúrio evitando um atropelamento de uma senhora, para isso ele correria 1km em 10 segundos. Logo, sua velocidade seria de 100m/s ou 360km/h. No momento em que ele agarrasse a senhora, ela sentiria a colisão de 360km/h em seu corpo, ou seja, equivalente a um trem bala, piada não intencional, acertando-a em cheio.

Então se você tiver supervelocidade, evite abraçar pessoas em alta velocidade.
Além disso, quando se atinge velocidades altas, a visão humana tende a desfocar. Se víssemos o Flash correndo a 1000m/s, enxergaríamos ele de forma “borrada” e o herói velocista também enxergaria tudo ao redor dele de forma desfocada – o que seria um perigo imenso. Isso acontece porque nosso cérebro não consegue processar uma imagem de forma muito rápida.

Ademais, qualquer ser que consiga atingir supervelocidade no planeta precisa usar uma roupa contra calor, caso contrário, os velocistas torrariam a si mesmos. Isso acontece por conta da própria atmosfera, que realiza uma compressão adiabática, ou seja, um gás sofre compressão de forma rápida elevando sua temperatura – por esse motivo que meteoros pegam fogo ao entrar na atmosfera terrestre. A supervelocidade ajudaria o ar ao redor do herói a sofrer esse tipo de compressão, gerando uma temperatura alta o suficiente para transformar uma pessoa em pó.

Portanto, existem outros motivos que impossibilitam uma pessoa de ter esse poder, mas é importante ressaltar que os seres sobre humanos citados vivem em universos em que essas leis são deixadas de lado em prol da diversão.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Exatas QG do Enem, onde tratamos sobre física, química e matemática de forma mais aprofundada, com correção de redação e resumão sobre os assuntos. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp