Atualidades para o Enem: O que aconteceu no ano de 2016?

Fizemos uma retrospectiva do que passou de mais importante aqui no Blog do QG sobre atualidades para o Enem. Dá uma olhada:


Zika Vírus

É importante que o aluno que esteja se preparando para o Enem e vestibulares tenha noções sobre o comportamento do mosquito Aedes aegypti; principais criadouros; as doenças que pode transmitir; a relação entre o Aedes e a microcefalia; e as formas de prevenir o contato com o mosquito.  Veja a matéria. 

Processo de Impeachment 

Vários mitos e inconsistências sobre o processo de impeachment se espalharam rapidamente pela internet e nas redes sociais. Várias dúvidas ainda pairam no ar, então, o QG preparou este post para que suas dúvidas desapareçam de forma prática e divertida! Veja a matéria.

Segurança na Internet 

Para o Enem e vestibulares, é muito importante estar atualizado sobre tudo que acontece. O ambiente digital está em constante transformação, e a segurança dentro da Internet é um dos assuntos mais discutidos do momento, com grande potencial de virar  tema da redação do Enem 2016. Veja a matéria.

Guerra na Síria 

A história é bem complicada mesmo. Por isso resolvemos simplificar e te mostrar a linha do tempo da guerra da Síria que, infelizmente, já dura 5 anos. Esta matéria foi dividida em duas partes, veja: Parte 1  | Parte 2.

Atentado em Bruxelas 

Para muitos brasileiros, a Bélgica é um país muito distante que raramente ganha destaque na nossa sociedade. Infelizmente, hoje, não se fala de outro lugar. É na Bélgica que a sede da União Europeia se localiza, além de ser reconhecida pelos deliciosos chocolates e por ser a origem de personagens mundialmente famosos como Tintin, Os Smurfs e Asterix e Obelix. Veja a matéria.

Homofobia: O Preconceito e a luta por igualdade de direitos 

Os Estados Unidos viveram na madrugada do dia 12 de junho deste ano, um de seus atentados mais marcante da história. O norte-americano de ascendência afegã, Omar Mateen, invadiu a boate Pulse matando pelo menos 50 pessoas e ferindo 53. Veja a matéria. 

Crise dos imigrantes da Europa 

Estamos vivendo a mais grave crise dos imigrantes. Mais de 350.000 pessoas deslocaram-se de países islâmicos, sobretudo da Síria e da Líbia, em direção à Europa. Os imigrantes geralmente chegam à Europa pela Grécia ou pela Itália e, de lá, muitos tentam chegar à Alemanha. Veja a matéria. 

Nacionalização de empresas na America Latina

A nacionalização ou  estatização significa transformar empresas privadas em empresas públicas ou estatais. As nacionalizações na América Latina mais recentes ocorreram na Venezuela, Argentina e Bolívia. Em abril deste ano (2016), a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou a expropriação da petroleira YPF, que era controlada pela empresa espanhola Repsol. Veja a matéria.

Entenda a polêmica da Pílula do Câncer 

As cápsulas com a substância foram distribuídas gratuitamente durante mais de 20 anos para pacientes, os quais relataram que o uso da substância melhorou o quadro clínico. Veja a matéria. 

Crise econômica no Brasil 

Atualmente, falamos na crise econômica de 2016 não como uma possibilidade, mas como uma continuação piorada da crise que se abateu sobre o país este ano. Recessão, inflação em alta, aumento do desemprego e dívida elevada fazem parte do atual cenário da economia brasileira. Nesta matéria, explicaremos o que acontece com a economia do nosso país. Veja a matéria. 

Brexit: o que acontece com a saída do Reino Unido da União Europeia

Os britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. Isto significa que ocorrerão na relação dos britânicos com os seus vizinhos e com o mundo. Este acontecimento afetará a economia, as políticas migratórias e muito mais no território britânico. Veja a matéria. 

Conflito entre Israel e Palestina 

Quando falamos sobre os conflitos Israel e Palestina, a resposta mais comum é que eles estão em guerra há séculos ou que o motivo principal é a religião. No entanto, mais ou menos há um século o local era pacificado. Existem dois capítulos diferentes neste conflito: o conflito Israel-Árabe e o segundo, menor e mais agressivo, Israel-Palestina. Veja a matéria. 

Olimpíadas Rio 2016

A 31ª edição dos Jogos Olímpicos ocorreu este ano na cidade do Rio de Janeiro. Como falta pouco tempo para o Enem, o QG apresentou uma série especial de posts para você entender como o evento pode cair em cada uma das avaliações do exame. Parte 1 Parte 2  | Parte 3 .

Crise hídrica no Brasil e no mundo 

A mais alarmante estiagem da Região Sudeste ocorreu no verão de 2013 para 2014. As seis represas que constituem o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 55% da população da região metropolitana de São Paulo, chegaram a contar com menos 4% do volume total. Veja a matéria. 

Alimentos transgênicos 

Devido ao avanço da engenharia genética, o cultivo de culturas transgênicas cresce mundialmente, principalmente nos países emergentes. A aceitação desse tipo de tecnologia está ligada à necessidade de aumentar a produção de alimentos no planeta. Veja a matéria. 

As ocupações estudantis

Os protestos dos estudantes chamaram a atenção para os grandes entraves que afetam a educação no país, em cada nível de ensino – do básico (que compreende a Educação Infantil), Ensino Fundamental e o Ensino Médio, ao Superior. Veja a matéria. 

50 anos da Revolução Cultural 

Há 50 anos, a Revolução Cultural na China acontecia. Por isso, contamos um pouquinho do que foi este processo no país aqui no blog do QG. Nos três primeiros anos da Revolução, a população chinesa idolatrou a figura do líder, Mao Tsé-tung, mas também viveu em um cenário de uma forte repressão. Veja a matéria. 

Qual o cenário atual das drogas no mundo?

Em 1971, a guerra contra a produção e venda de drogas ilícitas teve início nos Estados Unidos. A estratégia começou internamente com o consumo e, externamente, nos países produtores de coca e maconha. O país chegou a instalar bases militares na Colômbia com o intuito de destruir as plantações e combater os cartéis de drogas. Veja a matéria.

20 anos da proibição de mulheres nas escolas no regime Talibã 

Talibã é um movimento islâmico nacionalista que foi adquirido pelo Paquistão e Afeganistão, no ano de 1996, completando neste ano, 20 anos do regime em domínio nestes locais. Considerado por outros países como uma organização terrorista, o movimento é extremamente rígido com a população que é regida por ele. Veja a matéria. 

Reforma agrária no Brasil 

No Brasil, a concentração de terras nas mãos de poucos é um cenário bastante preocupante. As grandes propriedades, que representam cerca de apenas 2% do total de imóveis rurais, ocupam quase 50% da área total própria para agropecuária. Nesta realidade, os minifúndios e as pequenas propriedades, que atualmente correspondem a mais de 90% dos imóveis, ocupam cerca de um terço do total de terras. Veja a matéria.

desigualdade_post

Racismo nas redes sociais

Casos recentes de ofensas racistas pelas redes sociais contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, a atriz Taís Araújo e a cantora Ludmila ganharam destaque na imprensa. Em julho e outubro de 2015, Maria Júlia e Taís, foram alvos de comentários racistas no Facebook. Parte 1  | Parte 2.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp