ENEM: Competência e Habilidades

Para um vestibulando, a pressão dos estudos pode resultar em alguns momentos de desânimo. Às vezes, uma injeção de ânimo e um instante para pensar no que está acontecendo pode ser a solução, além do que nós traremos no post de hoje. Você conhece as palavras: competência e habilidade? Você se acha competente? E habilidoso?

Pois o ENEM acredita que você é os dois. Isso mesmo. O ENEM além de ser uma prova com conteúdo do Ensino Médio que exige do candidato conhecimento nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza, é também uma prova que exigecompandhab_banner_n habilidade e competência para realização das provas.

Competência é saber lidar com certa situação-problema apresentada e resolvê-la com clareza e calma no momento em que é solicitado. Nas provas do ENEM, você terá diversas situações-problemas (para sermos exatos: 180 situações-problemas) e terá que pensar de forma “calculista” para resolver todas da forma correta. Estudantes que estão realizando a prova do ENEM têm uma grande vivência em todos os conteúdos que serão exigidos, e é isso que a prova espera de você. Utilize a sua experiência pessoal adquirida em toda a sua vida e seja competente. 😀

Habilidade é a melhor amiga da competência. Não tem como ter competência sem habilidade, pois não há como julgar certa situação sem ter habilidade para resolvê-la. Para ser competente, você deve saber fazer algo e para isso, você deve desenvolver certa habilidade sobre este algo. Sua principal habilidade na prova do ENEM é saber ler e interpretar (nós demos 5 dicas de como fazer isso aqui) e MUITO bem. A prova exige atenção e, como citado anteriormente, uma certa frieza “calculista” para se ter um bom resultado.

Portanto, saiba que você deve dominar o conteúdo, saber ler bem, ter afinidade com tais assuntos e mais do que isso: desenvolver suas habilidades e competências.

Bons estudos!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp